Scouting: Dylan Collard (CS Marítimo)

Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que atuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

2023-2024 é uma época que fica na história do Club Sport Marítimo visto ter sido a época em que o emblema madeirense regressou à II Liga Portuguesa, depois de ter sido despromovido da 1ª Liga Portuguesa na época transata. E para atacar um eventual regresso ao escalão máximo do futebol português, o Marítimo conta com um plantel de qualidade, orientado por Fábio Pereira, contratado à UD Oliveirense para substituir Manuel Tulipa. E no plantel madeirense, o emblema dos Barreiros conta com a presença de Dylan Collard, o gigante defesa-central de 2,01 metros de altura. Com passagem pelos escalões de formação do Benfica, Casa Pia, Esperança de Lagos, Nacional, Belenenses e Tondela, Dylan Collard passou ainda pelo Lusitano de Vildemoinhos, equipa que militava no Campeonato de Portugal em 2018-2019, e pelos polacos do Stal Rzeszów em 2019-2020. E em 2020-2021 chegou ao Marítimo onde foi jogando pela equipa B e Sub-23 dos madeirenses até chegar à equipa principal no início da presente temporada.

Futebolisticamente falando, a nível técnico-tático, o jovem defesa-central australiano, de 23 anos de idade, é um jogador que sabe controlar a profundidade, é um jogador polivalente, visto que pode jogar também como médio-defensivo, é muito forte no duelo aéreo defensivo e ofensivo, graças aos seus 2,01 metros de altura, tem um excelente controlo da bola e é forte também quando progride com a bola nos pés. Contudo, o defesa-central maritimista ainda tem alguns pontos a melhorar, tais como a antecipação, a consistência técnica, o drible e o conhecimento tático, assim como a reação à transição defensiva, o posicionamento ofensivo, a marcação e a pressão sobre o portador da bola.

Com um valor de mercado fixado em 300 mil euros, de acordo com o site especializado TransferMarkt, Dylan Collard pode ser um jogador muito interessante para se destacar na 1ª Liga Portuguesa, caso o Marítimo consiga, de facto, regressar ao convívio com os grandes. E até porque tem 23 anos, o jovem futebolista, que também tem origens nas Ilhas Maurícias, ainda tem muita margem de progressão para evoluir e é, sem dúvida alguma, um jogador interessante para acompanhar nos próximos jogos do Club Sport Marítimo na II Liga Portuguesa.


Comentários