Scouting: Yuki Soma (Casa Pia)

Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que atuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

2022-2023 é uma época que fica marcada pelo regresso do Casa Pia ao convívio com os grandes no principal escalão do futebol nacional e sob a orientação do técnico Filipe Martins muitos foram os nomes que viram as suas capacidades a serem potenciadas como foram os casos de Godwin, Zolotic, Afonso Taira, Clayton ou Leonardo Lelo, por exemplo. Contudo, houve um jogador que também deu nas vistas nesta segunda metade do campeonato: Yuki Soma. Contratado ao Nagoya Grampus, por empréstimo, Yuki Soma foi mais um jogador nipónico a chegar ao futebol português, proveniente de um mercado cada vez mais explorado pelos clubes portugueses (as apostas de sucesso em jogadores como Nakajima ou Morita deram visibilidade a esse mercado futebolístico). Internacional japonês em 9 ocasiões e com 4 golos marcados, o ex-Nagoya Grampus esteve, inclusive, presente no Campeonato do Mundo de 2022 pela sua seleção (tal como Hidemasa Morita).

No plano desportivo, Yuki Soma tem jogado no Casa Pia numa das duas posições da frente de ataque dos 'gansos', no apoio ao ponta-de-lança do conjunto de Filipe Martins. Mais cómodo a jogar no lado esquerdo, onde é mais imprevisível e onde pode alternar ações para ir à linha de fundo ou procurar zonas interiores para 'alvejar' a baliza contrária. Além disso, sendo destro, o internacional nipónico utiliza também muitas vezes o pé esquerdo para cruzar para a grande área. Soma destaca-se também pela capacidade técnica que alia à sua velocidade e agilidade, tornando-o numa série ameaça para as defesas adversárias - seja no ataque à profundidade ou através de conduções de bola na direção da baliza contrária.

Já no momento em que não tem bola, Yuki Soma chama à atenção pela sua excelente capacidade de trabalho em prol da sua equipa e uma reação à perda de bola muito forte. O internacional japonês, de 26 anos de idade, é ainda uma grande mais-valia no que toca às bolas paradas ofensivas, sejam pontapés de canto ou livres diretos. Sendo o Casa Pia uma equipa que utiliza os contra-ataques como 'arma' para ferir as equipas favoritas, Soma é um jogador a ter em conta num futuro próximo.

Com um valor de mercado fixado em 1,2 milhões de euros, de acordo com o site especializado TransferMarkt, Yuki Soma tem qualidade mais que suficiente para jogar numa equipa portuguesa que esteja num patamar acima do Casa Pia, como aconteceu com Hidemasa Morita quando trocou o Santa Clara pelo Sporting Clube de Portugal. O atacante do Casa Pia é mais um exemplo de bom scouting no 'país do sol nascente'.

Comentários