Scouting: Morlaye Sylla (FC Arouca)

Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que atuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Continuando pelo plantel do Futebol Clube de Arouca, o brilhante quinto lugar que a equipa de Armando Evangelista vai mantendo até final da época não se deve só às espantosas defesas de Ignacio de Arruabarrena, mas também à qualidade individual que Morlaye Sylla entrega ao meio-campo arouquense. E quem é este jogador? Originário da Guiné-Conacri (o mesmo país de onde veio Salim Cissé, ex-avançado de Académica e Sporting Clube de Portugal), Morlaye Sylla andou pelos Juniores Sub-17 do FC Tanerie em 2014-2015 e 2015-2016, tendo depois chegado a Portugal para integrar os Juniores Sub-19 do FC Arouca em 2016-2017. Saiu de Arouca e regressou ao seu país natal para representar mais três equipas: Fello Star (2017-2018), Olympique de Coyah (2018-2019) e Horoya AC (2019-2020, 2020-2021, 2021-2022). E na presente temporada desportiva regressou ao FC Arouca onde é figura determinante na equipa de Evangelista (39 jogos - 3 golos - 4 assistências).

Médio-centro de origem, Morlaye Sylla é um jogador forte fisicamente, como é costume nos jogadores de origem africana, e é um médio capaz de levar a bola em condução 'queimando  linhas' como, por exemplo, Matheus Nunes fazia no Sporting de Rúben Amorim. A sua velocidade também lhe permite reagir bem à perda da bola e permitindo à sua equipa reposicionar-se em campo. Mesmo tendo apenas quatro assistências, o internacional pela Guiné-Conacri é um jogador que tem a capacidade de ligar o meio-campo e o ataque do emblema da Serra de Freita.

Com um valor de mercado fixado em 700 mil euros, de acordo com o site especializado TransferMarkt, Morlaye Sylla revela-se como um dos jogadores-sensação do presente campeonato e não será de estranhar se na próxima época puder 'dar o salto' para uma equipa que esteja num patamar acima do FC Arouca (por exemplo, acho que poderia encaixar bem naquele meio-campo do Vitória de Guimarães). E aos 24 anos de idade, o internacional pela Guiné-Conacri ainda tem margem para poder continuar a evoluir e a destacar-se ainda nos relvados portugueses. Morlaye Sylla é, tal como Ignacio de Arruabarrena, mais um bom achado do scouting do FC Arouca.

Comentários