O que é feito de... Paolo Cannavaro

Cannavaro. Um apelido bem conhecido dentro do futebol italiano, graças a Fabio Cannavaro, antigo capitão da Squadra Azzurra, Campeã Mundial em 2006, e antigo jogador de Real Madrid ou Juventus. Mas este apelido é também o de Paolo, irmão mais novo de Fabio, que foi durante muitos anos uma referência em Nápoles e Sassuolo. Com uma forte liderança dentro do campo e forte também ao nível do jogo aéreo, graças aos seus 1,85 metros de altura, Paolo Cannavaro é também um nome histórico dentro e fora dos campos de futebol transalpinos.

FORMAÇÃO EM NÁPOLES E MUDANÇA PARA PARMA
Nascido no dia 26 de Junho de 1981, em Nápoles, Paolo Cannavaro começou, naturalmente, a sua carreira de jogador de futebol no clube da sua cidade natal - Società Sportiva Calcio Napoli - quando integrou as camadas jovens do emblema napolitano em 1995-1996. Após quatro épocas a mostrar qualidade nas camadas jovens do Napoli, Paolo chegou à equipa principal 1998-1999 pela mão do técnico Renzo Ulivieri, cujo adjunto era, nem mais menos, Walter Mazzarri. Na sua primeira passagem pela equipa A do Napoli, Paolo Cannavaro apenas fez 2 jogos.

Após a sua passagem pelo Napoli, Paolo Cannavaro ruma ao Stadio Ennio Tardini em 1999-2000, onde assina pelo Parma FC. Nessa primeira época, Paolo joga ainda pelos juniores do Parma mas cedo chega à equipa A dos gialloblu pela mão de Alberto Malesani e numa equipa onde pontificavam craques como Gigi Buffon, Paulo Sousa, Amoroso, Hernán Crespo, Marco Di Vaio ou Ariel Ortega. Permanece ainda no Parma em 2000-2001 e em duas épocas no emblema do Ennio Tardini, Paolo realiza 10 jogos, antes de seguir por empréstimo para um novo clube.

EMPRÉSTIMO PARA VERONA E REGRESSO AO ENNIO TARDINI
Na época seguinte, em 2001-2002, o Parma decidiu ceder, a título de empréstimo, Paolo Cannavaro e o jovem defesa-central, então com 21 anos de idade, segue para a cidade de Verona onde assina pelo Hellas, que militava nessa época na Serie A tal como o Parma. E numa equipa com nomes bem conhecidos, como os de Oddo, Camoranesi, Gilardino e Mutu e novamente treinado por Alberto Malesani, que havia treinado na sua primeira passagem pelo Parma, Paolo Cannavaro consegue participar em 26 jogos e marca 1 golo pelo emblema de Verona.

Terminado o seu empréstimo ao Hellas Verona, Paolo Cannavaro regressa ao Ennio Tardini e ao Parma, onde finalmente ganha lugar no plantel principal dos gialloblu em 2002-2003 e onde permanece durante quatro épocas consecutivas. Neste seu regresso ao Parma, Paolo jogou em 41 jogos e marcou 4 golos.

REGRESSO A NÁPOLES COM POLÉMICA À MISTURA
Após quatro épocas no Ennio Tardini a representar as cores do Parma, Paolo Cannavaro regressa a Nápoles para assinar novamente pelo clube  do seu coração - o SSC Napoli - em 2006-2007. Ficou oito épocas no San Paolo, a casa do Napoli, onde registou 274 jogos, 9 golos marcados e 2 Taças de Itália conquistadas ao serviço do emblema napolitano.

Contudo, o seu regresso à cidade de Nápoles não foi só êxito dentro do campo, bem pelo contrário: em 2011, Paolo Cannavaro viu-se envolvido num escândalo de apostas no futebol italiano juntamente com Gianluca Grava e Matteo Gianello, antigos colegas seus no Napoli, e no dia 26 de Outubro de 2012 foi denunciado pelo procurador Stefano Palazzi devido ao jogo entre Sampdoria e Napoli, em 2010, que a Sampdoria venceu 1-0; em 10 de Dezembro de 2010, Palazzi pediu a sua inabilitação por 9 meses mas a Comissão Disciplinar da FIGC condenou o defesa italiano a 6 meses de suspensão. Porém, a 17 de Janeiro de 2013, o Tribunal de Justiça Federal absolveu Paolo Cannavaro das suas acusações e revogou a sua inabilitação.

FIM DA CARREIRA EM SASSUOLO
Após regressar ao ativo, Paolo Cannavaro é cedido a título de empréstimo á Unione Sportiva Sassuolo Calcio, equipa onde privou com vários nomes conhecidos como os dos portugueses Pedro Mendes e Aladje, Ezequiel Schelotto (que viria mais tarde a jogar em Portugal pelo Sporting), Simone Zaza, Tonny Sanabria ou Domenico Berardi. Terminado o empréstimo ao Sassuolo, Cannavaro fica em definitivo mais quatro épocas no Mapei Stadium, registando um total de 120 jogos e 1 golo apontado ao serviço dos neroverdi. Na sua última época, em 2017-2018, Paolo Cannavaro decide colocar um ponto final na sua carreira de futebolista profissional ao mais alto nível.

Atualmente, com 41 anos de idade, é treinador-adjunto de Roberto Stellone no Benevento, que milita neste momento na Serie B italiana, depois de ter desempenhado a mesma função nos chineses do Guangzhou FC durante quatro épocas. Além disso, Paolo é ainda pai de Manuel e Andrea Cannavaro e tio de Christian Cannavaro.

A FICHA

Nome: Paolo Cannavaro
Idade: 41 anos
Data de Nascimento: 26/06/1981
Local de Nascimento: Nápoles, Itália
Altura: 1,85m
Peso: 78 kg
Posição: Defesa-Central
Internacionalizações: Não tem

TRAJETÓRIA

1995-1999: SSC Napoli
1999-2001: Parma FC
2001-2002: Hellas Verona
2002-2006: Parma FC
2006-2013: SSC Napoli
2013-2018: US Sassuolo

PALMARÉS

2 Taças de Itália

EM AÇÃO

Comentários