Scouting: Gilson Tavares (Benfica B)

Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que atuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Quando Nélson Veríssimo iniciou a época de 2022-2023 no Campo António Coimbra da Mota, o Estoril-Praia viu chegar uma série de reforços, como Mexer, Gonçalo Esteves (na altura emprestado pelo Sporting), Lucas Áfrico, Mor Ndiaye ou Léa-Siliki, por exemplo, e entre eles vinha um jovem talento cabo-verdiano, com vontade e ambição de querer mostrar todo o seu futebol. Falamos, claro, de Gilson Tavares. Com passagens pelo Damaiense, CR Foot, Linda-a-Velha e Real Massamá, Gilson chegou à formação do Estoril-Praia, com 19 anos de idade, em 2020-2021 para integrar a equipa de Sub-23 dos canarinhos (por onde passou também Matheus Nunes) e de onde saiu no início da época para passar a ser um opção do então treinador estorilista Nélson Veríssimo.

No plano meramente desportivo, este jovem ponta-de-lança cabo-verdiano é um jogador possante a nível físico e possui um killer instinct muito bom na hora de rematar à baliza. Além disso tudo, Gilson Tavares é também um jogador muito inteligente dentro do campo e sabe como se movimentar dentro das quatro linhas, sabendo associar-se com os seus colegas. É também um avançado muito forte no jogo aéreo, graças aos seus 1,87 metros de altura.

Com um valor de mercado fixado em 200 mil euros, de acordo com o site especializado TransferMarkt, Gilson Tavares surge nesta segunda metade da época na equipa B do Sport Lisboa e Benfica, para onde foi, por empréstimo do Estoril-Praia, no passado mês de Janeiro. Pela equipa B encarnada, Gilson tem até ao momento 7 jogos disputados e 2 golos marcados, o que contrasta com a utilização que tinha no emblema da Linha (16 jogos na 1ª metade da época). Apesar de ter contrato com o Estoril-Praia até 2026, a cláusula de 1,3 milhões de euros torna o jogador bastante apetecível para uma equipa com outras ambições em Portugal ou até fora do futebol português, face ao potencial que o jogador apresenta com 21 anos de idade. Gilson Tavares é mais um jogador com qualidade para ir acompanhando nos próximos tempos, já que continuará a dar que falar nos relvados nacionais.


Comentários