Scouting: Vladan Kovacevic (RKS Raków)

Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que atuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

No passado mês de Junho, o Sport Lisboa e Benfica quis mudar o paradigma do seu futebol e apostou tudo no futebol ofensiva de Roger Schmidt. E com o treinador alemão vieram vários jogadores que encaixam naquilo que o ex-PSV Eindhoven pede para a sua equipa (Enzo Fernández, Fredrik Aursnes ou Julian Draxler, por exemplo). Mas, acima de tudo, Roger Schmidt queria uma alternativa bem melhor a Odysseas Vlachodimos na baliza encarnada e o nome fez correr muita tinta imprensa desportiva foi o de Vladan Kovacevic, guarda-redes que representa os polacos do RKS Raków. Produto da formação do FK Sarajevo, da Bósnia-Herzegovina, Kovacevic jogou ainda no Sloboda Mrkonjic, por empréstimo em 2017-2018, e em 2021-2022 rumou até à Polónia onde passou a ser jogador do RKS Raków a troco de 300 mil euros.

Como guarda-redes, Vladan Kovacevic, de 24 anos de idade, é um guardião que se destaca pela sua elevada estatura, graças aos seus 1,92 metros de altura, o que lhe acaba por ser muito vantajoso no jogo aéreo. Quando tem bola na sua posse tenta sempre oferecer uma linha de passe muito válida para os seus colegas, não tendo medo de se afastar da baliza, bem à imagem de Manuel Neuer, sendo assim um jogador de grande confiança quando a equipa quer construir desde trás. Além disso, Kovacevic mostra também qualidade no apoio curto, é fundamental na forma como explora as costas da pressão contrária com passes longos, um pouco à imagem do que faz Ederson Moraes, atualmente guarda-redes do Manchester City.

Ainda na sua posição de guarda-redes, Kovacevic demonstra ter também um grande potencial, sobretudo na saída de entre os postes e nos reflexos a remates junto a si. É também inteligente na leitura do jogo, o que lhe permite sair dos postes no timing certo sem colocar a sua equipa em apuros (ao contrário do que acontece com Odysseas Vlachodimos). Contudo, pela negativa, o guardião bósnio possui alguns excessos de confiança que já lhe custaram caro dentro do campo. E em termos psicológicos, Vladan Kovacevic é um guarda-redes bastante comunicativo com a sua equipa e está sempre bastante concentrado, mantendo-se sempre em alerto para qualquer perigo do adversário.

Com um valor de mercado fixado em 3 milhões de euros, segundo o site especializado TransferMarkt, Vladan Kovacevic teria sido uma contratação muito boa para a baliza do Benfica e permitiria que o clube da Luz tivesse dois guarda-redes de grande qualidade no seu plantel. Será muito curioso perceber por onde passará agora o futuro do guardião bósnio na próxima época, porque o RKS Raków começa a ser muito pequeno para um guarda-redes com esta qualidade. Quem sabe poderá seguir as pisadas do seu compatriota Asmir Begovic e rumar a um clube de topo dos Big Five. É um jogador para acompanhar bem de perto nos próximos tempos e um nome para anotar no bloco de notas.


Comentários