Scouting: Samuel Lino (Gil Vicente)

Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que atuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Costuma-se dizer que o futebol é uma caixinha de surpresas e então a nível de mercado de transferências as surpresas acontecem com algum frequência, principalmente em Portugal. Entre 2006 e 2007, um jogador desconhecido, na altura, chamado Diego Costa dava nas vistas, primeiro, no Penafiel e depois em Braga. Tendo depois saído para Espanha e depois o resto é conhecido dos adeptos. Passados estes anos todos, em 2019-2020, aterrou em Barcelos, pela mão do malogrado Vítor Oliveira, para representar o Gil Vicente, um jovem avançado brasileiro de seu nome Samuel Lino, que havia representado apenas os brasileiros do São Bernardo - tendo ainda passado de forma muito fugaz pelo juniores do Flamengo por empréstimo do São Bernardo. E este jogador evoluiu de forma tão veemente que já se fala numa provável transferência para o Atlético de Madrid (chega mais cedo ao Atlético que Diego Costa, já que o ex-Penafiel e Braga teve de passar por Celta de Vigo, Rayo Vallecano, Albacete e Valladolid antes de aterrar no emblema colchonero). Mas neste artigo iremos analisar como é Samuel Lino no plano desportivo.

No plano desportivo, Samuel Lino é um avançado que apresenta capacidades muito interessantes para elevar o seu jogo individual em prol da sua equipa. O ex-São Bernardo tem um bom controlo de bola, é capaz de encarar os seus adversários no um para um (como se viu na jogada do 1º golo diante do Benfica) e apresenta também um primeiro toque muito bom, conseguindo receber orientado para a sua próxima ação no decorrer do jogo. Já a nível de jogo jogado, Lino pode atuar em várias posições no ataque, consoante aquilo que o treinador lhe peça - atua como extremo-esquerdo pela sua capacidade de execução, velocidade e drible curto e procura também mais zonas interiores onde possa alvejar a baliza contrária.

Por outro lado, no momento defensivo, Samuel Lino é um jogador que tenta ocupar a sua zona do terreno de jogo e entende quando a equipa procura pressionar alto ou baixar no campo. Mas é neste momento do jogo que Samuel Lino tem de melhorar para conseguir atingir um patamar de topo - e a confirmar-se a ida para o Atlético de Madrid, Diego Simeone poderá ajudá-lo a melhorar esse aspeto do seu jogo.

Avaliado em 3 milhões de euros, de acordo com o site especializado TransferMarkt, Samuel Lino poderá valer uma verdadeira mina de ouro para o Gil Vicente e o Atlético de Madrid ganha aqui um jogador para ser bem lapidado ou para ser emprestado a um clube espanhol onde possa ganhar experiência para depois integrar o plantel de Diego Simeone. Será interessante perceber se Samuel Lino conseguirá integrar-se no Atlético de Madrid em 2022-2023 ou se será emprestado pelo emblema do Wanda Metropolitano.

Comentários

  1. Não é jogador para os grandes que jogam 90% do tempo em ataque posicional. Samuel Lino precisa de espaço para desenvolver o seu futebol, sem o mesmo é um jogador banal.

    Não pisará o relado do Wanda Metropolitano, será envolvido em alguma negociata, provavelmente com um grande portugês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito provavelmente poderá ser isso que possa acontecer.

      Mas também pode haver a oportunidade do Atlético o emprestar a uma equipa espanhola que se enquadre nas suas características, também de forma a mantê-lo em observação mais perto, digamos assim.

      Saudações Leoninas

      Eliminar

Enviar um comentário