Scouting: Oday Dabbagh (Arouca)

Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que actuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Todas as épocas os clubes portugueses têm tendência em fazerem contratações, digamos, mais exóticas, como aconteceu, por exemplo, na época passada quando o Marítimo foi buscar Faiq Bolkiaq, do Brunei, mas que acabou por não dar em nada na equipa princip do emblema madeirense. Contudo, na presente temporada, foi a vez do Futebol Clube de Arouca apostar nesse tipo de contratações, tendo contratado, por exemplo, dois jogadores israelitas (Omri Altman e Or Dasa) e um palestiniano (Oday Dabbagh). E é sobre Oday Dabbagh de quem iremos falar hoje. 
Antes de rumar esta época ao conjunto arouquense de Armando Evangelista, este internacional palestiniano passou por quatro clubes no futebol das Arábias: Hilal Al-Quds (Palestina), Al-Samiya, Qadsia SC e Al Arabi (Kuwait). E na equipa principal do Arouca, Oday Dabbagh tem-se revelado um jogador muito interessante, como se pôde ver e comprovar no jogo frente ao Sporting Clube de Portugal (onde por sinal até facturou). 

No plano desportivo, Oday Dabbagh é um jogador que tanto pode actuar como segundo avançado como pode jogar como extremo no lado esquerdo do ataque arouquense. Devido á sua envergadura física, este internacional palestiniano é um avançado muito bom para o Arouca atacar em profundidade, explorando assim as costas das defesas contrárias com a sua velocidade. Embalado em velocidade não é fácil travar este jogador, que chegou como um perfeito desconhecido ao futebol português e que já se deu a conhecer pela sua exibição e pelo golo marcado diante do actual Campeão Nacional. Pode não ter tanta técnica como outros avançados em Portugal, mas não deixa de ser um avançado perigoso se lhe derem espaço para progredir. 

Avaliado em 700 mil euros, de acordo com o site especializado TransferMarkt, Oday Dabbagh pode ser um jogador para valorizar caso o Arouca comece a jogar mais futebol e pode até, quem sabe, chegar a uma equipa acima do emblema arouquense. Aos 22 anos de idade, Dabbagh ainda tem muito que evoluir mas será um jogador para acompanhar de perto nos jogos da equipa de Armando Evangelista na Primeira Liga. Este internacional palestiniano é a prova de que os clubes portugueses devem explorar mais outros mercados periféricos, onde muitas vezes se encontram verdadeiros achados. E Oday Dabbagh foi um achado para o ataque do Arouca.

Comentários