Olheiro: Dínamo de Kiev

Depois de falhar o acesso à fase de grupos da UEFA Champions League na época passada,  o Sport Lisboa e Benfica regressa à maior prova europeia de clubes, após deixar pelo caminho os russos do Spartak de Moscovo (3ª pré-eliminatória) e os holandeses do PSV Eindhoven (playoff) e vai estar num grupo com Barcelona, Bayern de Munique e Dínamo de Kiev. E é precisamente o conjunto ucraniano que marcará o regresso da equipa de Jorge Jesus ao maior palco de clubes europeus.
Orientados pelo experientíssimo técnico romeno, de 76 anos de idade, Mircea Lucescu, que ganhou tudo o que havia para ganhar pelo Shakhtar Donetsk - o grande rival do Dínamo de Kiev -, o conjunto da capital ucraniana chega à fase de grupos da Champions, depois de vencer o campeonato ucraniano, que já não vencia desde a temporada de 2015-2016. Assente num 4-2-3-1, o Dínamo de Kiev procura ser coesa a nível defensivo para depois lançar contra-ataques rápidos pelas alas, através de Carlos de Peña e Viktor Tsygankov, podendo também produzir jogo ofensivo pelo meio via Vitaliy Buyalskiy para servirem o ponta-de-lança Ilya Shkurin, jogador emprestado pelo CSKA de Moscovo. 
Posto isto, este Dínamo de Kiev aparenta ser uma equipa acessível para o Benfica, mas com uma velha raposa no banco, como é Mircea Lucescu, esta equipa ucraniana vai dificultar ao máximo a vida ao emblema da Luz no seu regresso à Liga dos Campeões.

Estrela da Equipa: Viktor Tsygankov (Extremo-Direito/Esquerdo, ucraniano, 23 anos): Produto da formação do Dínamo de Kiev, Viktor Tsygankov é, aos 23 anos de idade, uma das jovens estrelas desta equipa ucraniana, treinada por Mircea Lucescu. Extremo de grande qualidade e potencial, Tsygankov é um jogador que pode actuar em qualquer um dos flancos, sendo que quando joga no flanco direito acaba por procurar muitas vezes um jogo mais interior para poder utilizar o seu pé esquerdo em remates de meia distância. Este jogador será certamente uma "dor de cabeça" para quem for o lateral-direito escolhido por Jorge Jesus (Gilberto ou Valentino Lazaro). Será um dos nomes para acompanhar nesta edição da Liga dos Campeões no emblema ucraniano.

Jovem jogador a seguir: Vitinho (Avançado, brasileiro, 22 anos): Com passagens pelo modestos clubes brasileiros Joseense, São José e Ferroviária, Vitinho foi um dos jovens mais promissores a serem lançados no Athletico Paranaense, acabando por ser contratado pelo Dínamo de Kiev esta época. Para o jogo de terça-feira é pouco provável que comece de início, mas será uma "arma" que Lucescu terá em conta no banco quando precisar de desbloquear o jogo com velocidade, aproveitando o espaço nas costas da defesa do Benfica, e com aquela técnica típica do jogador brasileiro. Será mais um jovem talento sul-americano para seguir de perto nesta Dínamo de Kiev de Lucescu. 


Treinador: Mircea Lucescu

Comentários