Quo vadis, futebol português?

Durante quarta e quinta-feira, o futebol português viveu a jornada mais negra no que diz respeito à presença nas competições europeias, neste caso na Liga Europa. SC Braga, FC Porto, Sporting e Benfica foram afastados da segunda competição da UEFA. Os 'Guerreiros do Minho' caíram perante o Glasgow Rangers; os 'dragões' vacilaram frente ao Bayer Leverkusen; os 'leões', depois de uma vantagem de 3-1 na 1ª mão, deixaram-se eliminar pelos turcos do Istanbul Basaksehir; e, por fim, as 'águias' empataram com o Shakhtar Donetsk. Algo parecido a esta 'tragédia portuguesa' não acontecia, precisamente, à 22 anos quando, em 1998-1999, FC Porto e Benfica foram eliminados na fase de grupos da Liga dos Campeões, o SC Braga caiu na 2ª eliminatória da já extinta Taça das Taças e Sporting, Vitória de Guimarães e Marítimo caíram na 1ª eliminatória da antiga Taça UEFA (hoje Liga Europa). E o cenário mais negro quando há 32 anos quatro equipas portuguesas caíram, em apenas jogos a eliminar, na mesma jornada europeia: a 26 de Outubro de 1988, Benfica, FC Porto, Sporting e Belenenses caíram nas ao mesmo tempo nas provas europeias. 

Posto isto, algo tem de ser feito para que o campeonato português possa ser mais competitivo e para que as nossas equipas portuguesas façam boas prestações lá fora. Infelizmente, estas quatro humilhações das equipas portuguesas cairão em 'saco roto' e na próxima jornada do campeonato, caso estas equipas consigam ganhar, tudo continuará na mesma e já toda a gente terá esquecido esta 'página negra' do futebol português. Há um fosso muito grande entre os três grandes e o SC Braga para as restantes equipas e deveria caber à Federação Portuguesa de Futebol zelar pela competitividade do futebol português. Somos Campeões Europeus em título e vencedores da Liga das Nações e com isso deveríamos ter um campeonato mais pautado pela competitividade, mas em vez disso mesmo temos um campeonato onde os grandes são fortes com os fracos e depois lá fora passam a ser fracos com forte e fracos. 

Em suma, neste momento somos um campeonato quase de 3ª categoria em que as nossas equipas já nem equipas turcas conseguem derrotar. Se isto não mudar drasticamente, Portugal corre um sério risco de cair ainda mais fundo no ranking da UEFA e ver-se ultrapassado por campeonatos periféricos, como Rússia, Ucrânia ou Turquia, por exemplo. Um futebol que tem Cristiano Ronaldo e José Mourinho como expoentes máximos e grande embaixadores de Portugal lá fora e que já lançou outros jogadores (Bruno Fernandes, Nani, Quaresma, etc) e treinadores (Paulo Sousa, Villas-Boas, Vítor Pereira, Jorge Jesus, Marco Silva, Paulo Fonseca, etc) de qualidade está cada vez mais a bater mais fundo e dificilmente sairá deste 'poço sem fundo' em que mergulhou. Deixo esta questão no ar: Quo vadis, futebol português?

Comentários