Um histórico inglês que pretende regressar à Premier League

Resultado de imagem para leeds united 2018/19
2003/2004. Esta época fica marcada pelo último título de campeão inglês do Arsenal de Arsène Wenger, na tal época em que os Gunners não perderam qualquer jogo para o campeonato. Mas, acima de tudo, fica marcada pela descida ao Championship (2ª Divisão inglesa) do Leeds United, mítico emblema de Elland Road, que jamais voltaria aos grandes palcos do futebol das Terras de Sua Majestade (esse Leeds tinha jogadores de grande qualidade, como, por exemplo, Paul Robinson, Lucas Radebe, Roque Júnior, Aaron Lennon, Mark Viduka, Alan Smith ou Gary Kelly e teve dois treinadores: Peter Reid e Eddie Gray). Passados 15 anos, desde a última participação na Premier League, o mítico emblema de Elland Road pretende regressar ao escalão máximo do futebol português e, para isso, contratou no início da época um treinador de enorme qualidade: Marcelo El Loco Bielsa. E, apesar de ter perdido Ronaldo Vieira para a Sampdoria, já que era a grande figura dos Peacocks, o Leeds United foi buscar outros jogadores para atacar o objectivo do regresso à Premier League, como, por exemplo, Patrick Bamford, Mateusz Klich, Izzy Brown ou Kiko Casilla. 
E, na maior parte dos jogos do sempre competitivo Championship, Marcelo Bielsa, o carismático e experiente técnico argentino, monta a equipa do Leeds United num 4x1x4x1, como se pôde ver no jogo frente ao Swansea City - jogo esse que o Leeds venceu por 2-1, com Jansson e Harrison a marcarem para o conjunto de Bielsa, enquanto que McBurnie apontou o tenta de honra para os Cisnes
Na baliza, o Leeds United tem optado na maioria das vezes pelo jovem Bailey Peacock-Farrell, guarda-redes da formação do clube de Elland Road, apesar de nos últimos jogos Kiko Casilla ter participado como titular, e o quarteto defensivo é composto por Ezgjan Alioski no lado esquerdo e Luke Ayling no lado direito, enquanto que a dupla de defesa-centrais é formada por Liam Cooper e Pontus Jansson (o internacional sueco passou pelo Malmö e Torino, antes de chegar a Leeds). Logo a seguir, na zona do meio-campo, El Loco Bielsa opta por colocar Kalvin Philips na posição de médio-defensivo, tendo como ideia a destruição do jogo ofensivo do adversário e permitindo uma saída mais rápida para o ataque. E aí entram em ação mais dois médios-centro: Mateusz Klich e Kemar Roofe. O polaco acaba por jogar como médio interior esquerdo e o inglês, apesar de ser extremo de origem, joga como médio interior direito com o técnico argentino. Nas alas, Jack Harrison e Pablo Hernández (o espanhol jogou em clubes, como Getafe, Valência ou Swansea, por exemplo) acabam por dar mais profundidade pelos flancos e apoiam o ponta-de-lança titular no histórico emblema que é Patrick Bamford. O ponta-de-lança inglês, de 25 anos de idade, leva 3 golos em 11 jogos.           
Até ver o Leeds United vai em terceiro lugar, com 61 pontos, os mesmos que o Sheffield United (2º classificado), menos dois que o líder Norwich City (1º lugar - 63 pontos) e mais um que o West Bromwich Albion (4º lugar - 60 pontos). Com Marcelo Bielsa ao comando, o Leeds jamais vai desistir de regressar à Premier League, depois de 15 anos afastado do escalão máximo do futebol inglês. Um clube histórico que teve grandes jogadores, como Billy Bremner, Johnny Giles, Norman Hunter ou Peter Lorimer, e que teve dois brilhantes treinadores, como foram Don Revie e Brian Clough (apesar de ter durado 11 dias em Elland Road), só pode estar na Premier League.      

Comentários