Scouting: Sardor Rashidov (Nacional da Madeira)

Resultado de imagem para sardor rashidov nacional
Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que actuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Uzbequistão. Situado na Ásia Central, este país não é, nem pouco mais ou menos, um oásis do futebol mundial, no que aos jovens prodígios do desporto-rei diz respeito. A última vez que se falou no Uzbequistão foi quando Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Portugal, foi treinar, em 2009, o Bunyodkor, do principal campeonato uzbeque, e onde encontrou Rivaldo, o antigo futebolista brasileiro que foi orientado por Felipão na Seleção do Brasil, que venceu o Mundial de 2002 disputado na Coreia do Sul e Japão. Passados dez anos voltamos a ouvir falar neste país asiático, novamente, por boas razões. Em Janeiro deste ano, o Nacional da Madeira descobriu um jogador de grande qualidade nos relvados uzbeques de seu nome Sardor Rashidov. E perguntam vocês: quem é este jogador? Antes de chegar à ilha da Madeira, Rashidov passou pelo Bunyodkor, El Jaish SC  (Qatar), Al Jazira  (Emirados Árabes Unidos) e Lokomotiv Tashkent.         
Resultado de imagem para sardor rashidov nacionalAos 27 anos de idade, Sardor Rashidov tem a sua primeira aventura num campeonato de alto nível, como é o português, e caracteriza-se por ser um ponta-de-lança com uma excelente veia goleadora, como comprovam os números ao longo da sua carreira, é um avançado bastante móvel, o que acaba sempre por desgastar as defesas contrárias, tem qualidade ao nível do jogo aéreo, graças aos seus 1,84 metros de altura, e tem um pé direito fulminante. 
Com um valor de mercado, de acordo com o site especializado TransferMarkt, estipulado em 1.500.000 de euros, o internacional uzbeque pode aproveitar esta boa fase na equipa madeirense para se valorizar ainda mais e, quem sabe, poder render um bom encaixe financeiro, já que Rashidov tem qualidade, mais que suficiente, para se impor numa equipa top-4 do campeonato português. Titular numa equipa do Nacional da Madeira que, apesar de ter perdido 10-0 com o Benfica, está no 11º lugar e é orientado por um bom treinador, como é o caso de Costinha, Sardor Rashidov pode ser um caso ainda mais sério no futebol português. Depois de Kalindi Souza, João Camacho, Giorgi Arabidze, este internacional uzbeque irá colocar o Uzbequistão no mapa futebolístico a nível nacional e, quem sabe, internacional.   

Comentários