O que é feito de... Mantorras

Resultado de imagem para mantorras benfica 
Foi um dos grandes avançados africanos que passou pelo futebol português e se as lesões não o tivessem castigado fortemente, Mantorras poderia ter sido um caso sério no mundo do futebol. Com uma alegria contagiante que passava para os adeptos, o talentoso ponta-de-lança angolano tinha uma capacidade de finalização impressionante e tinha o condão de saltar do banco, sempre que o Benfica estava em aflição num jogo, e muito perto do fim salvava sempre a sua equipa de um mau resultado. Alegria para o seu clube e, até mesmo, acarinhado por adeptos rivais ninguém ficava a indiferente a Mantorras.  

DE ANGOLA PARA ALVERCA
Nascido no dia 18 de Março de 1982, na cidade de Luanda, capital de Angola, Pedro Manuel Torres, mais conhecido por Mantorras, deu início à sua carreira de futebolista profissional no Progresso Sambizanga, onde esteve em 1999 e onde jogou, várias vezes, no Estádio dos Coqueiros. Depois de dar nas vistas pelo Progresso, Mantorras deu o salto para a Europa e veio para Portugal, onde assinou pelo Futebol Clube de Alverca, então presidido por Luís Filipe Vieira (hoje Presidente do Sport Lisboa e Benfica), na época de 2000/2001. Na sua passagem pelo Alverca, Mantorras privou com grandes figuras do futebol português, como, por exemplo, Chiquinho Conde, Manú (viriam-se a reencontrar na Luz), Ricardo Carvalho, Zé António, Paulo Santos, Sergei Ovchinnikov, Marco Caneira, Gaspar, Alhandra ou Vasili Kulkov, tendo sido treinado por dois treinadores portugueses de grande gabarito: José Romão (1999/2000) e Jesualdo Ferreira (2000/2001). Ao serviço do FC Alverca, Mantorras participou em 34 jogos oficiais pelo emblema ribatejano e marcou cerca de 10 golos na sua passagem pelo Complexo Desportivo FC Alverca, onde permaneceu durante duas épocas.  

SÍMBOLO DO BENFICA
Na época seguinte, em 2001/2002, Mantorras deixou o Alverca e deu um passe de gigante quando assinou pelo Sport Lisboa e Benfica, depois de dar nas vistas no Ribatejo (na altura Manuel Vilarinho havia sucedido a Vale e Azevedo na Presidência do clube da Luz e levara Luís Filipe Vieira para ser o Diretor-Desportivo do Benfica). Na sua passagem pelo Estádio da Luz, Mantorras partilhou o balneário com grandes jogadores, como, por exemplo, Robert Enke, Moreira, Fernando Meira, Argel, Luisão, Anders Andersson, Rui Costa, Nuno Gomes, Tomo Sokota, Abdel Sabry ou Simão Sabrosa, tendo sido orientado por vários treinadores: Jesualdo Ferreira, Toni, José Antonio Camacho, Giovanni Trappatoni, Ronald Koeman, Fernando Santos, Fernando Chalana, Quique Flores e Jorge Jesus. Como jogador do Sport Lisboa e Benfica, Mantorras realizou 129 partidas oficiais e apontou cerca de 31 golos, tendo ajudado o emblema da Luz a conquistar 1 Liga NOS, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça de Portugal. Permaneceu 10 épocas consecutivas no Estádio da Luz, tornando-se num Símbolo do Benfica, logo a seguir ao Luisão, e no final da temporada de 2010/2011, já depois de muitas operações ao joelho direito, Mantorras decidiu colocar um ponto final na sua carreira de futebolista profissional, que poderia ter tido um rumo melhor senão fossem as lesões. 

ESTRELA NA SELEÇÃO DE ANGOLA
Ao serviço da Seleção de Angola, Mantorras registou 31 internacionalizações e marcou, apenas, 5 golos, muito por culpa das lesões que sofreu e que o impediram estar com mais frequência na sua seleção angolana onde era a estrela da equipa. Por Angola, o avançado participou na Taça das Nações Africanas de 2006 e de 2010 e no Campeonato do Mundo de 2006 (Alemanha), onde se cruzou com a Seleção Nacional. Pelas camadas jovens da seleção angolana, Mantorras marcou presença no Campeonato do Mundo de Sub-20, em 2001, e na Taça das Nações Africanas de Sub-20, também em 2001, que viria a vencer. 

Atualmente, com 36 anos de idade, Pedro Manuel Torres, mais conhecido por Mantorras, é o Embaixador do Sport Lisboa e Benfica em Angola. 

A FICHA

Nome: Pedro Manuel Torres
Idade: 36 anos
Data de Nascimento: 18/03/1982
Local de Nascimento: Luanda, Angola
Altura: 1,80m
Peso: 72 kg
Posição: Ponta-de-Lança
Internacionalizações: 31 jogos - 5 golos

TRAJETÓRIA

1998/1999: Progresso Sambizanga
1999/2001: FC Alverca
2001/2011: SL Benfica 

PALMARÉS

1 Liga NOS
1 Taça de Portugal
1 Supertaça de Portugal
1 Taça das Nações Africanas de Sub-20 

EM AÇÃO

Comentários