Portugal entra a golear na estreia de Roberto Martínez mas o resultado poderia ter sido mais dilatado; Cristiano Ronaldo marcou dois golos de bola parada; João Cancelo e Bernardo Silva marcaram os outros dois; Liechtenstein remeteu-se quase sempre à defesa

A estreia de Roberto Martínez como selecionador de Portugal não podia ter corrido melhor com uma goleada de 4-0 sobre a 'frágil' Seleção do Liechtenstein mas podiam e deviam ter sido marcados mais golos tais foram as oportunidades criadas durante os 90 minutos.
Num jogo sem grande história, do lado de Portugal, o principal destaque foi mesmo João Cancelo: o lateral-direito do Bayern de Munique marcou o 1º golo e esteve ligado ao segundo e terceiro golos, mostrando a sua qualidade inegável em transição ofensiva. Quanto à modesta Seleção do Liechtenstein, esta equipa remeteu-se quase sempre à defesa durante 90 minutos e só por duas vezes tentou alvejar a baliza de Rui Patrício - apesar do 2º remate, mesmo um pouco mais enquadrado, acabou nas mãos do guarda-redes da AS Roma.

Esta noite, no Estádio de Alvalade, a Seleção de Portugal entrou a golear na estreia de Roberto Martínez como selecionador ao derrotar por uns expressivos 4-0 a Seleção do Liechtenstein no primeiro jogo da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024.

Numa primeira parte cheia de oportunidades flagrantes, o primeiro golo surgiu aos 8 minutos, por intermédio de João Cancelo: na sequência de um pontapé de canto, João Cancelo remata de fora da área, a bola toca ainda num jogador do Liechtenstein e acaba dentro da baliza, colocando assim o marcador em 1-0 para Portugal. Ao intervalo, os jogadores portugueses iam para os balneários a vencerem por uma bola a zero.

Já na segunda parte, o segundo golo de Portugal surgiu logo aos 47 minutos, através de Bernardo Silva: num cruzamento rasteiro de Cancelo, a bola ressalta num jogador do Liechtenstein, sobra para Bernardo Silva e o médio-ofensivo do Manchester City não se fez rogado e atirou para o fundo das redes de Büchel, aumentando para 2-0; e aos 51 minutos, o suspeito do costume, Cristiano Ronaldo, chega ao terceiro golo: na conversão de uma grande penalidade, o avançado do Al-Nassr remata de pé direito e junto ao poste esquerdo e aumenta o marcador para 3-0 para a equipa das Quinas. E aos 63 minutos, o momento da noite protagonizado por Cristiano Ronaldo: na marcação de um livre direto, o capitão da seleção portuguesa disparou um autêntico 'míssil' na direção da baliza de Büchel e fixou o resultado final em 4-0.

Até ao apito final do árbitro norueguês Espen Eskàs, mesmo com muitas oportunidades criadas no segundo tempo para aumentar a goleada, o resultado não sofreu alterações e Portugal saiu com os três pontos no bolso. Na próxima jornada, Portugal irá defrontar, fora de casa, a Seleção do Luxemburgo no segundo jogo da fase de qualificação para o próximo Europeu.

Resultado Final - Portugal 4-0 Liechtenstein - João Cancelo 8', Bernardo Silva 47' e Cristiano Ronaldo 51' (GP) e 63'

XI inicial da Seleção de Portugal - Rui Patrício, Danilo Pereira, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, João Cancelo, João  Palhinha, Bruno Fernandes, Raphaël Guerreiro, Bernardo Silva, João Félix, Cristiano Ronaldo - Treinador: Roberto Martínez

XI inicial da Seleção do Liechtenstein - Benjamin Büchel, Marco Wolfinger, Lars Traber, Andreas Malin, Jens Hofer, Livio Meier, Noah Frommelt, Sandro Wieser, Nicolas Hasler, Aron Sele, Philipp Gassner - Treinador: René Pauritsch

Comentários