O que é feito de... Fábio Rochemback

Dono de um 'pontapé canhão' impressionante, mas muito longe dos remates poderosos de Roberto Carlos, e uma boa capacidade de chegar a zonas de finalização, Fábio Rochemback foi um médio-centro e um dos nomes que fizeram parte da equipa do Sporting Clube de Portugal que chegou à final da Taça UEFA em 2004-2005, sob a orientação de José Peseiro. Além de Portugal, Rochemback ainda passou Espanha, Inglaterra ou China e ainda foi internacional brasileiro.


INÍCIO DE CARREIRA EM PORTO ALEGRE
Fábio Rochemback nasceu no dia 10 de Dezembro de 1981, na cidade de Soledade, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, e durante a sua infância já mostrava qualidade para singrar no futebol quando jogava na equipa da sua cidade natal, o Esporte Clube Missões. E foi ao serviço desse modesto clube que o jovem Fábio Rochemback despertou as atenções dos grandes clubes brasileiros, tendo aceitado ir para o Internacional de Porto Alegre em 1999 para integrar as camadas jovens. 

Na sua passagem de quatro épocas pelo Internacional de Porto Alegre, Fábio Rochemback ajudou o seu clube a rivalizar com o outro clube da cidade de Porto Alegre, o Grémio, onde brilhava Ronaldinho Gaúcho. Nas duas épocas em que esteve na época principal do Internacional, Rochemback participou em 44 jogos e apontou 3 golos, mas não venceu qualquer título pelo Colorado

ENTRADA NA EUROPA PELA 'PORTA' DO BARÇA
Após dar nas vistas pelo Internacional de Porto Alegre, Fábio Rochemback rumou à Europa para assinar pelo todo-poderoso Barcelona, num negócio onde os catalães pagaram 9 milhões de euros pelo passe do atleta brasileiro, então com 19 anos de idade (na sua estadia em Barcelona, Rochemback partilhou o balneário com grandes nomes como os de Roberto Bonano, Patrick Andersson, Frank de Boer, Patrick Kluivert, Javier Saviola ou Marc Overmars, por exemplo). Em duas épocas na Catalunha, Fábio Rochemback disputou um total de 68 jogos e marcou 4 golos. 

ROCHEMBACK EM ALVALADE, QUARESMA EM CAMP NOU
No início da época de 2003-2004, Fábio Rochemback deixou o Barcelona e rumou a Portugal, para assinar pelo Sporting Clube de Portugal, a troco de 2,5 milhões de euros e com Ricardo Quaresma a fazer o caminho inverso. Na sua passagem por Alvalade, Rochemback trabalhou com Fernando Santos (hoje selecionador de Portugal) e com José Peseiro e foi sob a orientação de Peseiro que Rochemback fez parte da equipa do Sporting (que tinha nomes como os de Liedson, Pedro Barbosa, Tello, Pinilla, Anderson Polga ou Carlos Martins, por exemplo) que jogou a final da Taça UEFA em Alvalade e que acabou por perder por 1-3 com o CSKA de Moscovo (depois de ter estado a vencer por 1-0 ao intervalo com o golo de Rogério) em 2004-2005. Na sua primeira passagem por Alvalade, Fábio Rochemback registou 66 jogos realizados pelo 'leões' e marcou 13 golos, embora não tenha vencido qualquer título.

MUDANÇA PARA INGLATERRA
A meio da época de 2005-2006, Rochemback deixa o Sporting Clube de Portugal e ruma até Inglaterra, onde assina contrato com o Middlesbrough, onde chega com a fama de craque e comparado várias vezes com Juninho Paulista, ex-Vasco da Gama e Palmeiras. Num clube que tinha grandes jogadores, como Mendieta, Stewart Downing, Adam Johnson, Mark Viduka, Jimmy Hasselbaink ou Yakubu, por exemplo, Fábio Rochemback regista 91 jogos e 7 golos marcados em três temporadas em solo inglês (de 2005-2006 até 2007-2008).

Pela Middlesborough, Rochemback marcou o seu primeiro golo pela equipa inglesa no dia 11 de Fevereiro de 2006 num jogo com o Chelsea de José Mourinho e que o Boro venceu por 1-0, enquanto que o seu jogo de estreia pelo Middlesbrough aconteceu no dia 10 de Setembro de 2005 numa vitória por 2-1 diante do Arsenal.

REGRESSO A PORTUGAL E AO BRASIL
Em 2008-2009, já livre de contrato com o Middlesbrough, Fábio Rochemback regressou a Portugal e a um clube onde já havia sido muito feliz - o Sporting Clube de Portugal. Neste seu regresso a Alvalade, Rochemback já foi treinado por Paulo Bento e foi colega de equipa de grandes jogadores, como João Moutinho, Liedson, Derlei, Hélder Postiga ou Marco Caneira. Neste seu regresso a Alvalade, o médio brasileiro registou 34 jogos realizados (32 em 2008-2009 e apenas 2 em 2009-2010), mas nesta segunda passagem pelos 'leões' venceu 1 Supertaça de Portugal.

Contudo, no dia 28 de Agosto de 2009, Fábio Rochemback rescindiu o seu contrato com o Sporting, então presidido por José Eduardo Bettencourt, e regressou ao Brasil e a Porto Alegre, mas para assinar contrato com o Grémio, o rival do Internacional (nessa altura, o Tricolor tinha grandes jogadores, como Mário Fernandes, Douglas Costa, Maxi López, Jonas ou Rafael Martins). Esteve três anos no Grémio e participou num total de 107 jogos e marcou 6 golos, tendo feito a sua estreia pelo Tricolor no dia 5 de Setembro de 2009 diante do Vitória, num jogo que terminou empatado (1-1) e onde Jonas marcaria o 1º golo pelo Grémio.

TERMINAR A CARREIRA NO FUTEBOL CHINÊS
No final de 2011, Fábio Rochemback foi negociado pelo Grémio de Porto Alegre com o Dalian Aerbin e assim o médio brasileiro rumaria ao futebol chinês para 'queimar os últimos cartuchos" da sua carreira de jogadores de futebol. Neste emblema chinês, onde foi colega de Seydou Keita, Rochemback, em duas épocas, participou num total de 51 jogos e marcou novamente 6 golos (o mesmo número de golos da sua passagem pelo Grémio). Após o término do seu contrato com o Dalian Aerbin, o médio brasileiro ainda negociou com o Sport Recife mas as conversações não deram em nada, pelo que Fábio Rochemback acabou por colocar um ponto final na sua carreira de futebolista profissional.

INTERNACIONAL BRASILEIRO EM POUCAS OCASIÕES
No que diz respeito à sua passagem pela Seleção do Brasil, Fábio Rochemback conseguiu ter 7 internacionalizações pelo Escrete e ainda marcar presença em apenas duas competições de seleções: a Copa América de 2001 (Colômbia) e a Taça das Confederações (Coreia do Sul/Japão).   

Atualmente, com 40 anos de idade, Fábio Rochemback anda pelo futebol amador, tendo sido contratado pela equipa Mar Azul para disputar a Taça Serramar, que é uma liga amadora muito conhecida no Rio Grande do Sul e que voltou a ser disputada após dois anos parada devido à pandemia de COVID-19.

A FICHA

Nome: Fábio Rochemback
Idade: 40 anos
Data de Nascimento: 10/12/1981
Local de Nascimento: Soledade, Rio Grande do Sul Brasil
Altura: 1,81m
Peso: 81 kg
Posição: Médio-Centro 
Internacionalizações: 7 jogos

TRAJETÓRIA

1999-2001: Internacional
2001-2003: Barcelona
2003-2006: Sporting CP
2006-2008: Middlesbrough
2008-2010: Sporting CP
2009-2011: Grémio
2012-2013: Dalian Aerbin

PALMARÉS

1 Supertaça de Portugal

EM AÇÃO

Comentários