Um super Paços de Ferreira a fazer uma grande época

Corria a época de 2012-2013 e o Paços de Ferreira, treinado por Paulo Fonseca, conseguia um histórico terceiro lugar que deu acesso á 3ª pré-eliminatória da UEFA Champions League. E esse mesmo plantel do Paços tinha jogadores como Javier Cohene, Antunes, Diogo Figueiras, Josué, Arturo Álvarez, Paolo Hurtado ou Christian Irobiso. Passados oito anos desde essa histórica classificação no campeonato português, o Paços de Ferreira, agora orientado por Pepa, encontra-se em 5° lugar, a um ponto do quarto classificado, e a praticar um futebol tão atraente como o daquele Paços de Ferreira de Paulo Fonseca.

Mas como joga este Paços de Ferreira de Pepa? Assente num 4-3-3 dinâmico, Pepa consegue pôr a sua equipa a jogar olhos nos olhos com qualquer adversário, seja o Benfica, o Sporting ou o Famalicão. Numa mistura entre juventude e experiência, o Paços joga com uma linha de quatro, composta por Pedro Rebocho, Maracás, Marco Baixinho e Fernando Fonseca - antes de Rebocho, Oleg Reabciuk era dono e senhor do lado esquerdo da defesa dos "castores". 

Contudo é do meio-campo para a frente que o conjunto de Pepa mostra mais qualidade no seu jogo. Com um meio-campo a três, apostando na experiência do "veteraníssimo" Luiz Carlos e na juventude de Bruno Costa e Stephen Eustáquio, o Paços consegue ter critério com a bola e fazê-la chegar aos homens da frente de ataque, onde Hélder Ferreira, Luther Singh e Douglas Tanque sabem sempre o que fazer com ela. 

Ainda assim, mesmo com um XI base de muita qualidade, desengane-se quem pensa que o futebol da equipa pacense se resume só a este onze. No banco, Pepa tem outros jogadores que podem mexer com o jogo quando entram a meio, como, por exemplo, Uilton Silva, Adriano Castanheira, Diaby, Calderón, Dor Jan, João Pedro ou João Amaral. 

Posto isto, mantendo a consistência exibicional, esta equipa do Paços de Ferreira pode mesmo alcançar algo mais neste campeonato até porque está a um ponto do quarto lugar e tem mostrado que é um "osso muito duro de roer". Até onde pode chegar este super Paços de Ferreira?


Comentários