Scouting: Babacar Niasse (CD Tondela)

Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que actuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Durante épocas a fio, Cláudio Ramos foi o guarda-redes do Clube Desportivo de Tondela, entre a 2ª e 1ª Liga. Mas no início desta época, Cláudio Ramos deixou o Estádio João Cardoso e rumou ao Dragão para representar o FC Porto. E o novo treinador beirão, o espanhol Pako Ayestarán, apostou num jovem guarda-redes senegalês, de 24 anos de idade, chamado Babacar Niasse, cuja titularidade vai dividindo com Pedro Trigueira, mas que mesmo assim já mostrou qualidade nas redes beirãs. E perguntam vocês: quem é este jogador? Nascido no Senegal, Babacar Niasse começou a sua carreira na Academy for Sports Excellence, no seu país natal, tendo depois entrado no futebol europeu pela porta dos belgas do Eupen em 2015-2016 (onde privou com os nossos bem conhecidos Jeffrén Suárez e Rodri). Quatro épocas depois de estar na Bélgica, Niasse chegou a Portugal em 2019-2020 para representar o Tondela e depois de ser suplente de Cláudio Ramos, aproveitou a saída deste para o Dragão para se afirmar na baliza do emblema tondelense - fez 6 jogos na época passada e esta temporada já leva 11 realizados.

Com uns impressionantes 1,95 metros de altura, Babacar Niasse tem características que o diferenciam de outros guarda-redes. Dono de excelentes capacidades entre os postes, onde se destacam os bons reflexos e a capacidade muito boa de ir ao relvado, o que não é muito comum em guarda-redes de elevada estatura, o guardião senegalês tem ainda alguns pontos fracos que necessita de trabalhar com afinco como, por exemplo, o timing da saída da baliza e o seu jogo de pés.

Avaliado com um valor de mercado, segundo o site especializado TransferMarkt, fixado em 300 mil euros, Babacar Niasse pode vir a ser uma opção barata e de qualidade para um clube de média dimensão do nosso futebol. Ainda não é líquido afirmar com 100% de certeza que Babacar Niasse será uma referência nas balizas, mas o jogador senegalês é possuidor de características únicas que bem trabalhadas podem levá-lo a outros patamares competitivos.

Comentários