O que é feito de... Piguita

Nome incontornável da história do Sporting Clube da Covilhã, Carlos Ilídio Moreno Gomes, mais conhecido no mundo do futebol como Piguita, é um dos grandes jogadores que passaram pelo emblema da Serra da Estrela em mais de 100 jogos pelo os "Leões da Serra". Defesa-central que era muito forte no seu jogo aéreo, graças à sua elevada estatura de 1,85 metros de altura, este antigo internacional por Cabo Verde era muito forte a nível físico e sabia impor essa sua força nos duelos com e sem bola. E além de ter jogado na Covilhã, Piguita também passou outros locais, como, por exemplo, Aveiro, Portimão ou Açores.


DE CABO VERDE PARA FAMALICÃO
Nascido no dia 7 de Dezembro de 1970, na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, Carlos Ilídio Moreno Gomes, ou Piguita como era conhecido no mundo do futebol, começou a sua carreira de futebolista, em 1993, no principal clube da sua cidade natal - o Sporting da Praia. E nesse ano de 1993, Piguita acabou por "dar o salto" para o futebol europeu, pela porta de Portugal, onde assinou contrato com o FC Famalicão, na altura na 1ª Liga Portuguesa, onde foi treinado pelo técnico brasileiro Abel Braga. Na "turma" famalicense, Piguita participou em 13 jogos oficiais e marcou 1 golo, mas não ajudou a evitar a descida do Famalicão à II Liga, depois de ficar no penúltimo lugar do campeonato.

PRÓXIMOS DESTINOS: AVEIRO E PORTIMÃO
Depois de ter passado pelo FC Famalicão, onde não conseguiu evitar que o emblema nortenho caísse na 2ª Liga Portuguesa, Piguita manteve-se na 1ª Liga, mas rumou até Aveiro, onde assinou pelo Beira-Mar, tendo tido como treinador Rodolfo Reis, antigo jogador do FC Porto. Pelo histórico emblema aveirense, Piguita realizou 18 partidas oficiais, mas voltou a não conseguir ajudar o Beira-Mar a evitar a despromoção (o emblema aveirense, tal como o Famalicão, acabara no penúltimo lugar da 1ª Liga Portuguesa). 

Terminada a estadia no Beira-Mar, o antigo internacional cabo-verdiano deixou o clube de Aveiro e viajou para o Algarve, mais concretamente para Portimão, onde assinou pelo Portimonense, que em 1995-1996 militava na 2ª Divisão B - Zona Sul. No emblema algarvio, Piguita não se deu nada bem, tendo participado em apenas 3 jogos oficiais.

SÍMBOLO NA SERRA DA ESTRELA
Na época seguinte, em 1996-1997, Piguita regressou à II Liga Portuguesa, onde assinou pelo Sporting Clube da Covilhã - clube onde viria a ser considerado como um símbolo do emblema da Serra da Estrela. Na sua passagem pelo clube serrano, Piguita participou em 174 jogos oficiais e marcou 7 golos, tendo sido fundamental na conquista de 2 títulos de campeão da II Divisão B - Zona Centro. E no balneário do SC Covilhã, Piguita foi colega de equipa de vários jogadores que se tornaram símbolos do clube, como, por exemplo, Luís Miguel, Rui Morais, João Trindade, Tarantini, Celso Simão ou Edgar. O antigo internacional por Cabo Verde esteve onze épocas consecutivas nos "Leões da Serra", onde foi sempre muito bem acarinhado (de 1996-1997 a 2006-2007).

RECTA FINAL DA CARREIRA ENTRE OS AÇORES E A BEIRA INTERIOR
Após onze temporadas seguidas a defender a camisola do SC Covilhã, Piguita deixou a Serra da Estrela e rumou até ao arquipélago dos Açores, em 2007-2008, onde passou a ser jogador do Lusitânia dos Açores, mas onde acabou por não ser utilizado na equipa açoriana. Fracassada a sua aventura pelos Açores, Piguita regressou à Beira Interior para "queimar os seus últimos cartuchos" da sua carreira de futebolista: em 2008-2009 foi para Unhais da Serra, onde assinou pelo Futebol Clube Estrela, e em 2009-2010 passou pelo Clube Desportivo de Alcains (fez apenas 1 jogo nos "canarinhos") e terminou a carreira ao serviço do Penamacorense. Ao todo na sua carreira, Piguita fez 218 jogos oficiais e marcou  golos.

PASSAGEM MODESTA PELA SELECÇÃO CABO-VERDIANA
Ao serviço da Selecção de Cabo Verde, Piguita teve uma passagem muito modesta pela equipa do seu país, tendo registado o escasso número de 9 internacionalizações pelos "Tubarões Azuis", onde nunca marcou presença em qualquer competição de selecções.

Actualmente, com 49 anos de idade, Piguita não tem nenhuma ligação ao futebol, até ao momento, sendo que a última vez que trabalhou no meio futebolístico foi como treinador dos juniores do SC Covilhã em 2011.


A FICHA

Nome: Carlos Ilídio Moreno Gomes
Idade: 49 anos
Data de Nascimento: 7/12/1970
Local de Nascimento: Praia, Cabo Verde
Altura: 1,85m
Peso: 75 kg
Posição: Defesa-Central
Internacionalizações: 9 jogos - 0 golos

TRAJECTÓRIA

1993: Sporting da Praia
1993-1994: Famalicão
1994-1995: Beira-Mar
1995-1996: Portimonense
1996-2007: SC Covilhã
2007-2008: Lusitânia dos Açores
2008-2009: FC Estrela de Unhais da Serra
2009-2010: Alcains
2009-2010: Penamacorense

PALMARÉS

2 II Divisão B

VÍDEO

Comentários