Sporting vence o Basaksehir por 3-1; Sporar estreou-se a marcar pelos 'leões'; Seba Coates e Vietto também fizeram o 'gosto ao pé'; Plata ainda agitou nos minutos finais e Pedro Mendes pouco se viu em campo

Sporting 3-1 Istanbul Basaksehir: 'Leão' mostrou a sua melhor cara e está em boa posição para os 'oitavos'
Entrada de leão no primeiro jogo dos 16 avos-de-final da Liga Europa entre Sporting e Istanbul Basaksehir. Jorge Silas voltou apostar no 4x2x3x1, táctica onde os 'leões' mais se sentem confortáveis, começando com Luís Neto ao lado de Sebastián Coates, Marcos Acuña como lateral-esquerdo, Jovane Cabral e Yannick Bolasie nos flancos e Vietto no apoio ao ponta-de-lança esloveno Andraz Sporar. E o resultado de 3-1 com que acabou o jogo até soube a pouco tais foram as oportunidades criadas pelos jogadores 'leoninas', principalmente na 1ª parte. Gonzalo Plata, perto do fim, ainda agitou o jogo ofensivo dos 'leões' ficando muito perto de marcar por duas vezes, enquanto que Pedro Mendes pouco se viu e mostrou que não tem nível para jogar no Sporting. 
Quanto ao Istanbul Basaksehir, os comandados de Okan Buruk apresentaram-se em Alvalade com o onze mais forte, alinhando com a dupla atacante formada por Enzo Crivelli e Demba Ba, mas cometeram vários erros que custaram caro e até deu a impressão que não estudaram a equipa do Sporting (por exemplo, atacaram muito pelo lado do Acuña, deixando quase sempre Ristovski sem muito trabalho pela frente). Disciplinarmente, Luís Neto, pelo Sporting, e Enzo Crivelli, pelo Basaksehir, falham o jogo da 2ª mão por acumulação de cartões amarelos.

Esta tarde, no Estádio de Alvalade, o Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, por 3-1, os turcos do Istanbul Basaksehir, num jogo onde podiam muito bem ter goleado. E logo aos 3 minutos, por intermédio de Sebastián Coates, o Sporting inaugurou o marcador: na sequência de um pontapé de canto no lado direito, cobrado por Marcos Acuña, o defesa-central uruguaio, em frente à baliza turca, remata de pé esquerdo, fazendo assim o 1-0 para os 'leões'. Em cima do intervalo, aos 44 minutos, Andraz Sporar, finalmente, estreou-se a marcar de 'leão ao peito': Luciano Vietto assiste Ristovski no lado direito, o jogador macedónio cruza, com conta, peso e medida, e o ponta-de-lança esloveno atira para a baliza de Günok, fazendo o 2-0 para o Sporting. Ao intervalo, os pupilos de Silas iam vencendo a equipa do Basaksehir por duas bolas a zero.
Já na segunda parte, o Sporting chegou ao terceiro golo, através de Luciano Vietto, aos 51 minutos: no seguimento de um contra-ataque rápido, bem desenhado pelos jogadores 'leoninos', Yannick Bolasie serve Vietto no lado esquerdo e o argentino só com Günok pela frente atira para a baliza do Basaksehir, aumentando a contagem para 3-0. Mas aos 77 minutos, o Istanbul Basaksehir reduziu o resultado para 3-1, depois do árbitro assinalar uma grande penalidade inexistente a favor do emblema turco: na conversão de um castigo máximo, o bósnio Edin Visca não tremeu e atirou para o meio da baliza, enganando Luís Maximiano.Até ao final do jogo, o resultado não sofreu mais alterações e o Sporting parte assim para a Turquia com uma vantagem mais confortável. 

Resultado Final: Sporting 3-1 Istanbul Basaksehir - Sebastián Coates 3', Andraz Sporar 44' e Luciano Vietto 51'; Edin Visca 77' (GP)

XI inicial do Sporting - Max, Stefan Ristovski, Sebastián Coates, Luís Neto, Marcos Acuña, Rodrigo Battaglia, Wendel, Yannick Bolasie, Jovane Cabral, Luciano Vietto, Andraz Sporar - Treinador: Silas

XI inicial do Istanbul Basaksehir - Mert Günok, Júnior Caiçara, Carlos Ponck, Martin Skrtel, Gaël Clichy, Edin Visca, Mahmut Tekdemir, Írfan Can Kahveci, Fredrik Gulbrandsen, Enzo Crivelli, Demba Ba - Treinador: Okan Buruk

Comentários