Scouting: Malick Evouna (Santa Clara)

Santa Clara empresta Malick Evouna ao Nacional até final da época ...
Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que actuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Na luta pelos primeiros lugares da 2ª Liga Portuguesa, com o Farense, o Nacional da Madeira possui um plantel com alguns jogadores bem interessantes para a realidade portuguesa (Bryan Róchez, Brayan Riascos, Diogo Coelho, Kalindi ou Witi, por exemplo) e que é bem orientado por Luís Freire, que vai fazendo um trabalho notável no clube madeirense. Mas em Janeiro, por empréstimo do Santa Clara, o Nacional recebeu Malick Evouna para acrescentar mais qualidade ao plantel do conjunto da Ilha da Madeira. E é sobre este jogador de quem vamos falar neste artigo. Depois de dar os primeiros passos em dois clubes do Gabão (Cercle Mbéri e Mounana), Malick Evouna passou por Marrocos (WAC), Egipto (Al-Ahly), China (Tianjin Teda) e Turquia (Konyaspor), até ter chegado aos Açores, na época passada, para representar o Santa Clara, onde foi poucas vezes utilizado por João Henriques (2018-2019: 6 jogos - 0 golos; 2019-2020: 3 jogos - 0 golos).    

Internacional pela Selecção do Gabão em 33 jogos, e com 10 golos apontados, Malick Evouna caracteriza-se por ser um avançado polivalente, visto que pode actuar sozinho no ataque (jogando como ponta-de-lança) ou descaindo para um dos flancos, especialmente para o lado direito. Além da sua polivalência, o futebolista gabonês é um avançado robusto, muito rápido e aparece muitas vezes, de forma oportuna, em zonas de finalização. Com um valor de mercado fixado em 400 mil euros, quando já teve um valor de mercado de 2 milhões de euros, segundo o site especializado TransferMarkt, Malick Evouna pode ser um jogador muito interessante para equipas que joguem, especialmente, em transições rápidas, pelo que encaixa muito bem quer no Nacional da Madeira, quer no Santa Clara. Mas aos 27 anos de idade, o internacional gabonês pode muito bem ainda chegar a um patamar acima dessas duas equipas. Para já vai tentando ganhar o seu espaço no Nacional da Madeira, até ao final da época, e pode ser que na próxima época seja opção mais regular para o ataque do Santa Clara. Um dos nomes para acompanhar, até Maio, nos jogos do Nacional na 2ª Liga Portuguesa.

Comentários