Olheiro: Olympique de Marselha

Regressa a Liga dos Campeões na próxima semana e o Sporting Clube de Portugal irá até ao Sul de França para defrontar o Olympique de Marselha no jogo que pode aproximar ainda mais os leões dos oitavos-de-final da maior prova europeia de clubes, caso ganhem o duelo com os franceses, tal como venceram o Eintracht Frankfurt e o Tottenham.

Comandados por Igor Tudor, antigo internacional croata que foi um dos grandes jogadores que passou pela Juventus, o Olympique de Marselha procura somar os primeiros pontos na Champions, depois de ter vencido para o campeonato na sexta-feira o Angers (vitória por 0-3 com golos de Jonathan Clauss, Luis Suárez e Gerson). Assente num sistema tático de 3x4x3, o Olympique de Marselha procura ser coeso e organizado lá atrás, sem dar espaço aos adversários, e procurar sair em contra-ataque, aproveitando a velocidade de jogadores como Clauss, Gerson ou Ünder. E ter avançados como Bakambu e Luis Suárez ajuda a estar mais perto de causar perigo na baliza adversária. Será interessante perceber que Marselha teremos frente ao Sporting: se será o Marselha que ainda não conseguiu pontuar ou se será o Marselha que 'despachou' o Angers para o campeonato francês. Contudo, haverá um factor que poderá ser determinante para o jogo de terça-feira: com o Vélodrome sem adeptos (devido aos distúrbios causados no jogo com o Eintracht Frankfurt) os jogadores do Marselha poderão jogar com menos pressão ao contrário do que aconteceria com os adeptos presentes nas bancadas - os jogadores acabariam por sentir a pressão causada pelos seus adeptos.

Estrela da Equipa: Gerson (Médio-Centro, brasileiro, 25 anos): Produto da formação do Fluminense, Gerson está a ser uma das estrelas em Marselha, depois de ter sido uma peça fundamental no Flamengo de Jorge Jesus e depois de ter falhado, umas épocas antes, na sua passagem pela AS Roma. Com a sua facilidade em transportar a bola, o médio brasileiro será um dos jogadores-chave da equipa de Tudor e muito do que o Marselha fará com o Sporting passará pelos pés do ex-Flamengo. Será interessante perceber como a dupla Ugarte-Morita irá lidar com Gerson na terça-feira.

Jovem jogador a seguir: Nuno Tavares (Lateral-Esquerdo, português, 22 anos): Formado no Benfica, Nuno Tavares, após ter deixado a Luz, soube afirmar-se no futebol inglês com a camisola do Arsenal, na época passada, e a qualidade mostrada em Londres valeu-lhe o bilhete para Marselha onde tem sido um dos indiscutíveis de Tudor, como vão comprovando os 10 jogos já realizados. Pela sua força física deverá ser Nuno Tavares o encarregado de travar Marcus Edwards e Francisco Trincão pelo lado esquerdo.  
   

Comentários