FC Porto goleia SC Braga com Taremi em grande destaque; Evanilson, Eustáquio, Pepê e Galeno marcaram para os 'dragões'; Pepe fez autogolo para o lado dos 'Guerreiros do Minho'; Matheus Magalhães deixou 'arsenalistas' reduzidos a 10 jogadores

Depois de dois maus resultados no reino do Dragão (pesada derrota com o Club Brugge e empate na Amoreira com o Estoril-Praia), o FC Porto, no regresso das seleções, teria na teoria o jogo mais difícil com o SC Braga, equipa que já havia roubado pontos ao Sporting logo a abrir o campeonato. E os dragões até acabaram por ter um jogo bem mais fácil com os bracarenses.
A precisar de regressar aos triunfos, Sérgio Conceição voltou a apresentar Rodrigo Conceição como lateral-direito, Stephen Eustáquio descaído para um flanco e um meio-campo formado por Uribe e Bruno Costa; no ataque, a dupla formada por Evanilson e Taremi voltou a ser titular. O grande destaque do lado do emblema azul e branco acaba por ser Mehdi Taremi: o internacional iraniano não marcou, é um facto, mas a sua qualidade acabou por ser uma mais-valia para a sua equipa, já que o SC Braga nunca soube travar o ponta-de-lança dos dragões.
Quanto ao SC Braga, a equipa de Artur Jorge apresentou-se muito desorganizada defensivamente, algo que não tem sido habitual esta época, e os peso-pesados da equipa (Vitinha, Banza, Ricardo Horta ou Al Musrati) não se conseguiram encontrar em campo e quase não deram trabalho a Diogo Costa.

No Estádio do Dragão, a precisar de uma vitória convincente para fazer esquecer os maus resultados passados, o Futebol Clube do Porto recebeu e venceu, por uns expressivos 4-1, o Sporting Clube de Braga no regresso da pausa das seleções.

Numa primeira parte onde o FC Porto já começava a ameaçar o golo, o mesmo surgiu aos 32 minutos, por intermédio de Evanilson: depois de Pepe solicitar a velocidade de Mehdi Taremi, Matheus ainda consegue tocar na bola com uma saída arrojada, mas o esférico sobra para Stephen Eustáquio que acaba por cruzar para a pequena área do SC Braga, onde aparece a Evanilson a empurrar com o peito para a baliza minhota, fazendo assim o 1-0 para os dragões; ainda se festejava o golo de Evanilson quando Stephen Eustáquio fez o segundo aos 34 minutos: na sequência de um contra-ataque veloz, depois de uma saída defeituosa do SC Braga, Pepê fugiu pelo lado esquerdo e ofereceu o esférico ao internacional canadiano que só teve de empurrar para o fundo das redes de Matheus, aumentando o resultado para 2-0. Ao intervalo, o FC Porto saía para os balneários a vencer os bracarenses por duas bolas a zero.

Já com o segundo tempo a decorrer, o golo do SC Braga surgiu aos 55 minutos, por intermédio de Pepe através de um autogolo: após um bonito lance de transição do SC Braga, Victor Gómez cruza rasteiro e o experiente defesa-central luso-brasileiro acaba por meter a bola dentro da baliza de Diogo Costa. Mas aos 63 minutos, o FC Porto acaba por chegar ao terceiro tento, através de Pepê: numa iniciativa de Rodrigo Conceição no lado direito, o cruzamento sobra para Taremi, o iraniano tira Tormena da frente e serve Pepê, com o brasileiro marcar o 3-1 para o emblema portista. E aos 90+6 minutos, a equipa de Sérgio Conceição chega ainda ao quarto golo no jogo, através de Galeno: depois de um remate em esforço por Gabriel Veron, Tiago Sá, que entrou para o lugar do expulso Matheus Magalhães, defende com o pé direito, mas na recarga Galeno marca ao seu antigo clube e fixa o resultado final em 4-1 a favor do FC Porto. 

Até ao apito final do árbitro Artur Soares Dias, o resultado não mexeu mais e o FC Porto regressa assim aos triunfos depois de dois maus resultados. Na próxima semana, os dragões irão defrontar o Bayer Leverkusen para a Liga dos Campeões.

Resultado Final - FC Porto 4-1 SC Braga - Evanilson 32', Stephen Eustáquio 34', Pepê 63' e Galeno 90+6'; Pepe 55' (AG)

XI inicial do FC Porto - Diogo Costa, Rodrigo Conceição, Pepe, David Carmo, Wendell, Matheus Uribe, Bruno Costa, Stephen Eustáquio, Pepê, Mehdi Taremi, Evanilson - Treinador: Sérgio Conceição

XI inicial do SC Braga - Matheus Magalhães, Fabiano, Vítor Tormena, Sikou Niakaté, Sequeira, Iuri Medeiros, Al Musrati, André Horta, Ricardo Horta, Simon Banza, Vitinha - Treinador: Artur Jorge

Comentários