Erros de Adán ditaram a derrota do Sporting em Marselha; Francisco Trincão marcou aos 55 segundos; Pote quase marcava o 0-2 aos 9 minutos; Franco Israel estreou-se na 'Champions' e errou no 3º golo dos franceses; Alexis Sánchez, Harit, Balerdi e Mbemba fizeram golos do Olympique de Marselha

Noite de pesadelo para o Sporting na Liga dos Campeões e em especial para Antonio Adán, que com erros grosseiros 'ofereceu' a vitória ao Olympique de Marselha e ainda deixou a sua equipa reduzida a dez unidades.
Rúben Amorim optou por juntar Jeremiah St.Juste ao trio defensivo, juntando-o a Matheus Reis e a Gonçalo Inácio; Nuno Santos e Ricardo Esgaio começaram como donos das laterais e com a dupla Ugarte-Morita novamente de início; e o tridente ofensivo habitual regressou à titularidade: Francisco Trincão, Marcus Edwards e Pote. Mas a expulsão de Adán tudo mudou e Amorim abdicou de Edwards e com o jogo já perdido optou por lançar na 2ª parte, até para dar descanso alguns habituais titulares, Alexandropoulos, Marsà, Nazinho, Paulinho e ainda Franco Israel (em boa verdade, o uruguaio entrou ainda na primeira parte).
Quanto ao Olympique de Marselha, a equipa de Igor Tudor entrou mal na primeira parte, mas depois da expulsão de Adán tomou conta do jogo, marcou três golos na 1ª parte, ainda marcou mais um no 2º tempo e geriu o jogo a seu bel-prazer. E souberam também utilizar a pressão alta para condicionar, e de que maneira, o jogo do Sporting (como aconteceu, por exemplo, no 1º golo dos franceses).

Esta noite, no Vélodrome, em França, o Sporting Clube de Portugal perdeu de forma expressiva por 4-1 com o Olympique de Marselha e adiou para os próximos jogos a decisão da passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

E o conjunto de Rúben Amorim até começou bem o jogo com os franceses quando aos 55 segundos, Francisco Trincão fez o primeiro golo para o emblema de Alvalade: o extremo português pega na bola, acelera pelo lado direito, flete para dentro e à entrada da área do Marselha remata em arco sem hipóteses de defesa para Pau López, fazendo assim o 0-1 para o Sporting. Contudo, o golo do Sporting foi sol de pouca dura e o Olympique de Marselha iniciou o descalabro dos leões. Aos 13 minutos, por Alexis Sánchez, o conjunto de Tudor restabeleceu o empate: numa bola atrasada por Gonçalo Inácio, Adán tenta recolocá-la em jogo e ao rematar acerta no internacional chileno e entra na baliza leonina, restabelecendo o empate no jogo (1-1); aos 16 minutos, novo erro de Adán e reviravolta completa para o Marselha: Adán coloca a bola nos pés de Guendouzi, o ex-Arsenal dá para Clauss e o lateral francês cruza para Harit que de cabeça faz o 2-1 para o emblema do Vélodrome; aos 28 minutos, o Marselha alcança o terceiro golo no jogo: na sequência de um pontapé de canto, Franco Israel sai mal à bola e deixa Balerdi solto para cabecear para o interior da baliza verde e branca, aumentando o resultado para 3-1. Ao intervalo, o Olympique de Marselha saía para os balneários a vencer surpreendentemente o Sporting por três bolas a uma.

Já na segunda parte e com uma série de alterações feitas por Rúben Amorim na equipa do Sporting, o Marselha chega ao quarto golo na partida aos 84 minutos, por intermédio de Chancel Mbemba: num primeiro momento, Franco Israel defende a bola de Alexis Sánchez, mas na recarga o ex-FC Porto tira Matheus Reis do caminho e remata para o fundo das redes do Sporting, fixando o resultado final em 4-1 a favor do Olympique de Marselha.

Até ao apito final do árbitro italiano Davide Massa, o resultado não sofreu mais alterações e o Sporting perdeu assim os primeiros três pontos nesta edição da UEFA Champions League em 2022-2023. Na próxima jornada, leões e franceses defrontam-se em Alvalade.

Resultado Final - Olympique de Marselha 4-1 Sporting CP - Alexis Sánchez 13', Amine Harit 16', Leonardo Balerdi 28' e Chancel Mbemba 84'; Francisco Trincão 55''

XI inicial do Olympique de Marselha - Pau López, Eric Bailly, Chancel Mbemba, Leonardo Balerdi, Jonathan Clauss, Mattéo Guendouzi, Jordan Veretout, Nuno Tavares, Cengiz Ünder, Alexis Sánchez, Amine Harit - Treinador: Igor Tudor

XI inicial do Sporting CP - Antonio Adán, Jeremiah St.Juste, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Manu Ugarte, Nuno Santos, Francisco Trincão, Marcus Edwards, Pote - Treinador: Rúben Amorim

Comentários