Vai dar que falar... Amadu Baldé

Época após época, os clubes vão descobrindo jovens promessas em campeonato secundários do nosso país, como a Liga 3 e o Campeonato de Portugal, e que acabam por dar frutos na I Liga Portuguesa como aconteceu, por exemplo, com o caso de Matheus Nunes, contratado pelo Estoril-Praia ao Ericeirense e que depois deu o salto para o Sporting onde seria uma das figuras de topo da equipa de Rúben Amorim.

E dentro desse caminho de prospeção que levou à descoberto de Matheus Nunes, o emblema de Alvalade descobriu no Real Sport Clube (ou Real Massamá) um jogador de seu nome Amadu Baldé, nascido 27 de Junho de 2005, e que na época passada se estreou na Liga 3 com 16 anos e viu o seu contrato renovado e com uma cláusula de 15 milhões de euros, prevendo que clubes interessados iriam aparecer na sua pista (como de facto se provou com o interesse e  respetiva contratação por parte do Sporting). Já em Alvalade, Baldé assinou um vínculo contratual até 2025 e integra, até ver, a equipa de Sub-23 que trabalha às ordens de João Pereira.

Desportivamente falando, Amadu Baldé é um médio-ofensivo muito completo, com o pé direito como pé preferencial e de estatura muito baixa (o jogador mede 1,68 metros de altura). No momento em que a equipa tem a bola na sua posse, o jovem talento guineense procura ser uma opção de passe e tem também capacidade para jogar de costas para a baliza, como a ver o jogo de frente. Sem cometer erros, procura jogar de forma simples e se tiver opção mais para a frente procura dar aceleração ao jogo através de passes, mas também sabe pautar o ritmo da partida, jogando para trás ou para o lado.

Por outro lado, quando a equipa perde a posse de bola, é um jogador que tem uma excelente reação à perda e é agressivo nessa mesma reação. Tendo qualidade no momento ofensivo, é também um jogador muito competente no momento defensivo, mostrando ser um jogador bastante eficaz e competente nas suas ações em campo, sempre ligado à corrente do jogo e procura pressionar os seus adversários, de forma a poder desarmá-los.

Posto isto, a sua passagem pela Liga 3 deu-lhe alguma experiência quanto baste e será interessante ver o que poderá fazer numa I Liga Portuguesa com a camisola do Sporting Clube de Portugal, assim que Rúben Amorim o chame à equipa A dos leões, ou por empréstimo do emblema de Alvalade a uma equipa da I Liga onde possa somar minutos, mais experiência e onde mostre a sua qualidade técnica e individual. É, claramente, um nome para decorar e acompanhar nos próximos tempos nos Sub-23 verdes e brancos.

A FICHA

Nome: Amadu Baldé
Idade: 17 anos
Data de Nascimento: 27/06/2005
Local de Nascimento: Bissau, Guiné-Bissau
Altura: 1,68m
Peso: -
Posição: Médio-Ofensivo/Extremo-Esquerdo
Clube: Sporting CP
Valor de Mercado: 200.000€

EM AÇÃO

Comentários