Sporting vence no 1º jogo em Alvalade antes do Clássico no Dragão; Pote marcou dois golos; Matheus Nunes (com um golaço) também fez o gosto ao pé; Francisco Trincão e Edwards assistiram para dois golos; Rio Ave pouco se viu em campo

Depois do jogo frenético em Braga na jornada inaugural do Bwin Liga, o Sporting Clube de Portugal quereria no primeiro jogo em Alvalade em 2022-2023 deixar uma boa imagem perante os seus adeptos.
Com Paulinho ausente por lesão, Rúben Amorim apostou um ataque móvel composto por Pote, Francisco Trincão e Marcus Edwards e deu a titularidade no lado direito da defesa Luís Neto (face à lesão no início da pré-época, St.Juste tem de ser integrado aos poucos na equipa). Durante todo o jogo viu-se um Sporting cada vez mais a fazer pontaria à baliza do Rio Ave, com Pote e Francisco Trincão a verem os seus remates, em cada parte, a irem de encontro à barra da baliza de Jhonatan. Individualmente, Pote está novamente a mostrar aquela veia goleadora que mostrou em 2020-2021; Francisco Trincão mostrou-se muito mais solto no ataque, assim como Marcus Edwards; por fim, o grande destaque tem de ser Matheus Nunes - protagonista do melhor momento da noite em Alvalade com um golaço de meia distância (a fazer lembrar os velhos tempos de Bruno Fernandes com a camisola verde e branca).
Do lado do Rio Ave, e com Luís Freire ausente do banco, pouco ou nada se viu da equipa vilacondense que no início do jogo conseguiu encaixar bem na tática do Sporting, mas depois começou a sentir muitas dificuldades para conseguir suster toda a pressão dos comandados de Rúben Amorim.

No Estádio de Alvalade, o Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu por uns expressivos 3-0 o Rio Ave, alcançando assim a primeira vitória no campeonato português à 2ª Jornada depois do empate a três golos com SC Braga na 1ª Jornada da Bwin Liga.

Numa primeira parte onde o Sporting foi tentando várias vezes marcar de longa distância, o primeiro golo da equipa de Alvalade surgiu aos 36 minutos, por intermédio de Pote: Marcus Edwards ganha na linha a Paulo Vítor e entrega a Pote que, dentro da pequena área do Rio Ave, só teve de encostar para a baliza de Jhonatan, fazendo assim o 1-0 para o Sporting. Ao intervalo, os comandados de Rúben Amorim iam vencendo o Rio Ave por uma bola a zero.

Após o início da segunda parte, o Sporting volta a entrar forte no jogo e a pôr o Rio Ave em sentido e aos 66 minutos, Matheus Nunes executa o melhor golo da jornada: o médio-centro luso-brasileiro recebe, olha para a baliza e disfere um remate potentíssimo, que não dá qualquer hipótese de defesa a Jhonatan, aumentando o resultado para 2-0 a favor do emblema de Alvalade. E aos 75 minutos, Pote sentencia o jogo: na sequência de uma combinação fantástica entre Pote e Francisco Trincão, o médio-ofensivo "pica" a bola por cima de Jhonatan e esta vai aninhar-se no fundo das redes vilacondenses, fixando o resultado final em 3-0 a favor do Sporting Clube de Portugal.

Até ao apito final do árbitro Manuel Mota, o resultado não sofreu mais alterações e o Sporting alcançou assim a primeira vitória no campeonato, antes da visita ao Dragão na próxima jornada da Bwin Liga.

Resultado Final - Sporting CP 3-0 Rio Ave FC - Pote 36' e 75' e Matheus Nunes 66'

XI inicial do Sporting CP - Antonio Adán, Luís Neto, Seba Coates, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Pedro Porro, Manu Ugarte, Matheus Nunes, Pote, Francisco Trincão, Marcus Edwards - Treinador: Rúben Amorim

XI inicial do Rio Ave FC - Jhonatan, Aderllan Santos, Renato Pantalon, Pedro Amaral, Costinha, Paulo Vítor, Vítor Gomes, Guga, Joca, Yakubu Aziz, Fábio Ronaldo - Treinador: Luís Freire

Comentários