Sporting travado em Braga num jogo impróprio para cardíacos; Pote, Nuno Santos e Edwards fizeram os golos dos "leões"; Matheus Nunes foi um dos melhores em campo do lado "leonino"; Banza, Niakaté e Abel Ruiz foram os autores dos golos dos "Guerreiros do Minho"

Jogo impróprio para cardíacos naquele que foi o grande jogo de cartaz da jornada inaugural do campeonato português em 2022-2023.
O Sporting Clube de Portugal apresentou os reforços Hidemasa Morita e Francisco Trincão como titulares (Jeremiah St.Juste e Rochinha começaram no banco, tendo sido depois lançados na 2ª parte) e Antonio Adán acabou por ser titular, depois de ter sido dado, dias antes, como afastado para este jogo com os bracarenses. Defensivamente, a equipa de Rúben Amorim esteve uma sombra daquilo que já foi nas duas épocas anteriores, em que tinham uma defesa quase de betão, ficando sempre muito desorganizados e sem conseguirem aguentar com os dois avançados mais fortes fisicamente da equipa de Artur Jorge - Vitinha e Simon Banza. Do lado leonino, o maior destaque vai claramente para a grande exibição de Matheus Nunes (o internacional luso-brasileiro encheu o campo com a sua qualidade técnica e individual) e para o golaço de Nuno Santos no primeiro tempo (o golo fez lembrar um pouco o de Jordão à França no Europeu de 1984).
Do lado da equipa dos Guerreiros do Minho, Artur Jorge fez alinhar os reforços Sikou Niakaté, Víctor Gómez e Simon Banza. Defensivamente, tal como o Sporting, o SC Braga esteve desastrado (bem se notou a falta que faz David Carmo), oferecendo quase sempre oportunidades que o Sporting poderia ter aproveitado; já a nível ofensivo, Vitinha e Simon Banza, principalmente, foram dois grandes problemas para a defesa do emblema de Alvalade.

Esta tarde no Estádio Municipal de Braga, o Sporting Clube de Braga e o Sporting Clube de Portugal disputaram aquele que foi o jogo de maior cartaz da ronda inaugural da Bwin Liga e acabaram por empatar a três golos no fim dos 90 minutos.

Numa primeira parte mais bem conseguida pelo Sporting, foi precisamente a equipa de Rúben Amorim a chegar ao primeiro golo do jogo aos 9 minutos, através de Pote: na sequência de uma recuperação de bola junto à área do SC Braga, Pedro Porro entra na área bracarense e serve Pote ao segundo poste, que só teve de encostar para a baliza de Matheus. Mas aos 14 minutos, o SC Braga chega ao golo da igualdade por intermédio de Simon Banza: no seguimento de um livre lateral de Ricardo Horta, o ex-Famalicão aparece entre os defesas-centrais do Sporting e atira rasteiro sem chances para Adán, fazendo assim o empate no jogo (1-1). Contudo, aos 18 minutos acontece o melhor golo da 1ª jornada do campeonato: Matheus Nunes progride com bola pelo lado direito, cruza para o outro lado onde aparece Nuno Santos a rematar de primeira, ainda fora da grande área, e fazer o 1-2 para os leões com grande estilo. Mas aos 45+1', por intermédio de Sikou Niakaté, o SC Braga torna a restabelecer o empate: após novo livre lateral a favorecer os arsenalistas, Niakaté aparece ao segundo poste na área do Sporting e cabeceia para o fundo das redes de Antonio Adán, fazendo assim o 2-2 na partida. Ao intervalo, leões e Guerreiros do Minho iam empatados para os balneários.

No início da segunda parte, e já com os reforços Jeremiah St.Juste e Rochinha em campo, o Sporting finalmente voltou a colocar-se em vantagem, pela terceira vez, aos 83 minutos, por intermédio de Marcus Edwards: depois de uma jogada de insistência de Rochinha pelo lado esquerdo, o ex-Vitória SC entra na área e coloca o esférico ao segundo poste, onde aparece o jovem futebolista britânico a empurrar para a baliza de Matheus Magalhães, colocando o placard em 2-3 a favor da equipa de Amorim. Mas aos 88 minutos, cai o balde de água gelada quando os adeptos do Sporting já faziam a festa: após uma assistência de Álvaro Djaló para o "coração" da área, Abel Ruiz rematou para o fundo das redes verdes e brancas e fixou o resultado final em 3-3 num jogo impróprio para cardíacos.

Até ao apito final, não se verificaram mais alterações no marcador do jogo e o Sporting Clube de Braga e o Sporting Clube de Portugal repartiram assim os primeiros pontos na nova época desportiva no futebol português.

Resultado Final - SC Braga 3-3 Sporting CP - Simon Banza 14', Sikou Niakaté 45+1' e Abel Ruiz 88'; Pote 9', Nuno Santos 18' e Marcus Edwards 83'

XI inicial do SC Braga - Matheus Magalhães, Víctor Gómez, Vítor Tormena, Sikou Niakaté, Nuno Sequeira, Iuri Medeiros, Al Musrati, André Horta, Ricardo Horta, Simon Banza, Vitinha - Treinador: Artur Jorge

XI inicial do Sporting CP - Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Seba Coates, Matheus Reis, Pedro Porro, Hidemasa Morita, Matheus Nunes, Nuno Santos, Francisco Trincão, Pote, Paulinho - Treinador: Rúben Amorim      

Comentários