Olheiro: Borussia Dortmund

Cinco épocas depois, Sporting Clube de Portugal e Borussia Dortmund voltam a defrontar-se na Liga dos Campeões em Dortmund. Na última época, em 2016-2017, o Sporting, então orientado por Jorge Jesus, perdera por 1-0 no Signal Iduna Park, com Adrián Ramos a marcar para a equipa alemã, treinada naquela temporada por Thomas Tuchel. 
Passado este tempo todo, a equipa verde e branca, agora orientada por Rúben Amorim, volta a defrontar a congénere germânica num jogo onde se pretende alcançar a primeira vitória na Champions, depois da goleada sofrida diante do Ajax de Amesterdão em Alvalade.
Assente num sistema de táctico de 4x2x3x1, os comandados de Marco Rose procuram ser coesos e fortes defensivamente, dando pouco espaço para os leões criarem oportunidades para a baliza de Kobel, e incisivos no ataque, especialmente quando um jogador como Erling Haaland pode resolver um jogo, mesmo estando muito "apagado" durante a partida. Aquele Borussia Dortmund de 2016-2017 tinha nomes como Dembélè, Adrián Ramos, Bürki, Weigl, Mario Götze ou André Schürrle, mas este Borussia Dortmund de Rose não fica nada atrás (Haaland, Thorgan Hazard, Schulz, Moukoko, Reyna ou Pasalic são nomes a ter em conta).

Estrela da Equipa: Erling Haaland (Ponta-de-Lança, norueguês, 21 anos): Grande estrela do futebol germânico, o internacional norueguês é a maior ameaça que a defesa leonina vai enfrentar nesta Liga dos Campeões em 2021-2022. Possante, Haaland é um jogador que vai atacar as costas da defesa sportinguista com a sua velocidade e não olhará a meios para "alvejar" a baliza de Antonio Adán. Caberá a Sebastián Coates, Gonçalo Inácio e Zouhair Feddal estarem de olhos postos no jovem atacante nórdico, de 21 anos de idade, pois o mínimo erro, o mínimo espaço dado, pode ser fatal quando se tem pela frente um dos maiores jovens prodígios do futebol europeu. Será interessante de perceber que estratégia irá utilizar Rúben Amorim para tentar anular os pontos fortes de Haaland nos dois jogos com o Borussia Dortmund.

Jovem jogador a seguir: Youssoufa Moukoko (Ponta-de-Lança/2º Avançado, camaronês, 16 anos): É de geração de 2004 e é mais um dos jovens talentos da formação do Borussia Dortmund. Moukoko é mais uma opção para o técnico Marco Rose pode utilizar nos dois jogos com o Sporting (a começar por este no Signal Iduna Park). Dono de um bom toque de bola, este jovem atacante camaronês possui uma boa capacidade de passe a curtas distâncias, é um jogador que trabalha em prol da sua equipa, é dono de um sentido posicional muito bom, o que permite criar espaços para os seus colegas aparecerem em zonas de finalização e possui uma excelente capacidade na hora de finalizar. Será uma excelente opção para Rose ter no banco de suplentes e para lançar caso o jogo esteja mais complicado.
  

Treinador: Marco Rose


Comentários