Scouting: Edmond Tapsoba (Vitória de Guimarães)

A BOLA - SAD do Vitória rejeita queixas do Leixões sobre Tapsoba ...
Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que actuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Ivo Vieira tem feito um trabalho extraordinário no Vitória de Guimarães, tendo levado a equipa vimaranense até às meias-finais da Taça da Liga, bateu-se de igual para igual com Eintracht Frankfurt e Arsenal na Liga Europa e segue em sexto lugar no campeonato português, além de estar a potenciar vários jogadores do plantel como são os casos de Davidson, Pêpê, Poha, Marcus Edwards ou Bruno Duarte, por exemplo. Mas há um jogador que se tem destacado muito mais na equipa de Ivo Vieira: Edmond Tapsoba. Produto da formação do Ouagadougou, do Burkina Faso, Edmond Tapsoba chegou a Portugal em 2016-2017, onde integrou os escalões de formação do Leixões, tendo depois 'dado o salto' para o Vitória de Guimarães, onde fez parte da equipa de Sub-19 e da equipa B do emblema minhoto.   

Dono uma envergadura de meter respeito aos adversários (1,92 metros de altura e 82 quilos), Edmond Tapsoba, no que toca ao aspecto defensivo do seu jogo, é um defesa que se destaca pela inteligência com que aborda os lances, procurando fazer o desarme de maneira a que consiga sair a jogar com a bola no pé. Ainda assim, Tapsoba é um jogador que pode actuar a defesa-central ou a lateral-direito oferecendo, assim, várias abordagens por parte do treinador. No que diz respeito ao jogo ofensivo, o internacional burquinês apresenta uma brilhante capacidade de passe, especialmente a longas distâncias, assim como o seu forte jogo aéreo, devido à sua elevada estatura, e a sua aptidão para marcar grandes penalidades (não é muito comum haverem muitos defesas-centrais que marquem tão bem os castigos máximos). Cobiçado pelos três grandes em Portugal, Edmond Tapsoba tem um valor de mercado fixado em 4,5 milhões de euros, de acordo com o site especializado TransferMarkt, mas é muito difícil que o Vitória de Guimarães venda a sua 'jóia da coroa' por um valor abaixo do valor de mercado. No mínimo, Tapsoba poderá render aos cofres 'vitorianos' uns 10 milhões de euros e encaixaria muito bem em qualquer um dos três grandes (apesar de só o Benfica ter dinheiro para o contratar) ou em qualquer equipa do meio da tabela de um clube de um campeonato dos Big Five. Edmond Tapsoba é mais um valor emergente da Liga Portuguesa que vai continuar a dar cartas por esse futebol fora e só temos de apreciar toda a sua qualidade dentro do campo. É destes jogadores que o futebol também precisa.

Comentários