Scouting: Dôdô (Vitória de Guimarães)

Resultado de imagem para dôdô vitoria de guimaraes
Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que actuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Com Luís Castro ao comando do Vitória de Guimarães, desde o início da temporada, o emblema vimaranense tem um elenco com muitos jogadores de qualidade, como, por exemplo, Pedro Henrique, Yordán Osorio, Florent Hanin, Pêpê, André André, Mattheus Oliveira, Rochinha, Welthon, Davidson ou Ola John, que vão conseguindo manter o Vitória de Guimarães no luta pelo quinto lugar, com o Moreirense, para que possam ir às competições europeias. Mas há um jogador no conjunto vitoriano que se tem destacado dos demais: Dôdô. Proveniente dos brasileiros do Coritiba, por onde passou também o Keirrison (avançado brasileiro que passou sem honra, nem glória, pelo Benfica e Barcelona), Domilson Cordeiro dos Santos, mais conhecido no mundo do futebol como Dôdô, esteve no Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, onde jogou apenas 3 jogos pelo clube que não tem agora casa fixa devido à guerra na Ucrânia. No início desta época, o emblema ucraniano acabou por decidir emprestá-lo ao Vitória de Guimarães e o jogador brasileiro foi determinante para Luís Castro, mostrando a sua qualidade, ao participar, até ao momento, em 9 jogos e marcando 1 golo pelo emblema da Cidade-Berço.  
Resultado de imagem para dôdô vitoria de guimaraes
Aos 20 anos de idade, o jovem lateral-direito brasileiro é um defesa que faz todo o flanco destro, mostrando grande apetência para atacar e muito forte a defender. Com uma boa capacidade de desarme, Dôdô é um lateral bastante rápido, é muito forte fisicamente, o que lhe dá alguma vantagem em confrontos mais físicos, mostra uma grande qualidade no primeiro toque e, tendo em conta que ataca muito bem pelo flanco, o jovem craque sul-americano mostra que sabe cruzar para a área contrária. Com um valor de mercado, segundo o site especializado TransferMarkt, fixado em 2 milhões de euros, o jovem lateral-direito brasileiro é um jogador extremamente apetecível para qualquer um dos três grandes e acrescentaria qualidade em qualquer um dos elencos (no Sporting tiraria facilmente o lugar a Bruno Gaspar e a Stefan Ristovski; no Benfica tiraria o lugar ao André Almeida; e no FC Porto seria o concorrente perfeito para o veterano Maxi Pereira). Ainda assim, Paulo Fonseca poderá querê-lo observar novamente no Shakhtar Donetsk para perceber se poderá dar-lhe a titularidade a médio/longo prazo no emblema ucraniano. É mais um jogador de grande qualidade para continuar a acompanhar nesta recta final da época no 1ª Liga Portuguesa.

Comentários