O que é feito de... Luisão

Resultado de imagem para luisão benfica
Ao longo de vários anos, o futebol português viu passar pelos relvados nacionais grandes jogadores, como, por exemplo, Liedson, Anderson Polga, Jackson Martínez, Falcao, Lisandro López, João Tomás ou Ariza Makukula, por diferentes clubes, mas poucos tiveram o reconhecimento e a importância, numa equipa, como Luisão teve no Sport Lisboa e Benfica, como jogador e capitão do emblema da Luz. A sua experiência, nos últimos anos, foi extremamente importante para ajudar a lançar na equipa principal das águias jovens promessas, como, por exemplo, Rúben Dias, Victor Lindelöf, Ederson Moraes ou Renato Sanches. 

FORMAÇÃO NA JUVENTUS E AFIRMAÇÃO EM BELO HORIZONTE
Nascido no dia 13 de Fevereiro de 1981, na cidade brasileira de Amparo, no estado de São Paulo, Ânderson Luís da Silva, mais conhecido por Luisão, deu início à sua carreira, no ano de 1999, quando ingressou na equipa da Juventus-SP, onde participou em 18 jogos, marcando, apenas, 1 golo. No ano seguinte, em 2000, Luisão deixou a Juventus-SP e rumou até à cidade de Belo Horizonte, onde assinou pelo Cruzeiro, tendo privado com vários jogadores, como, por exemplo, Juan Pablo Sorín, Cris, Edílson, Jefferson, Gladstone, Edu Dracena, Kanú, Mota ou Deivid (estes três jogadores viriam também a passar pelo futebol português). Ao serviço do Cruzeiro de Belo Horizonte, Luisão participou em 104 jogos e marcou cerca de 13 golos pela Raposa, tendo conquistado 1 Brasileirão e 2 Taças do Brasil. Como jogador do Cruzeiro, Luisão permaneceu quatro épocas no emblema sul-americano (de 1999 até 2003).   

CHEGADA A PORTUGAL E SÍMBOLO DE UM CLUBE
Na época de 2003/2004, Luisão abandonou o Cruzeiro de Belo Horizonte e rumou até Portugal, pela mão de Luís Filipe Vieira, então diretor-desportivo do Sport Lisboa e Benfica, presidido por Manuel Vilarinho, assinou contrato com o emblema da Luz, integrando uma equipa principal das águias que, naquela altura, contava com grandes nomes do futebol nacional, como, por exemplo, Moreira, Carlos Bossio, Fyssas, Hélder Cristóvão, Petit, Tiago Manuel Fernandes, João Pereira, Simão Sabrosa, Miklos Fehér, Tomislav Sokota, Argel ou Geovanni, tendo sido treinado, na primeira época, no Benfica por José Antonio Camacho. Como jogador do Sport Lisboa e Benfica, Luisão foi capitão de equipa e participou em 538 jogos, tendo marcado cerca de 47 golos pelo emblema encarnado, conquistando 6 Ligas NOS, 3 Taças de Portugal, 7 Taças da Liga e 4 Supertaças de Portugal. Ao serviço do Benfica, Luisão manteve-se no Estádio da Luz durante 16 épocas consecutivas, privando com vários treinadores (Fernando Santos, Quique Flores, Ronaldo Koeman, Jorge Jesus ou Rui Vitória, por exemplo) e no início da época de 2018/2019, o eterno capitão benfiquista terminou a carreira como futebolista profissional. 

MUITO PERTO DAS 50 INTERNACIONALIZAÇÕES PELO ESCRETE
Como jogador da Seleção do Brasil, Luisão esteve muito perto atingir as 50 internacionalizações, mas ficou-se, apenas, pelas 47 chamadas ao Escrete e ainda marcou 3 golos pela sua seleção, tendo participado em grandes competições de seleções, como, por exemplo, o Campeonato do Mundo de 2006 (Alemanha) e de 2010 (África do Sul), a Taça das Confederações de 2005 e de 2009, a Copa América de 2001, 2004 e 2011 e a Gold Cup de 2003. Pelas camadas jovens da seleção brasileira, Luisão participou ainda no Mundial de Sub-20 em 2001. 

Atualmente, com 37 anos de idade, Ânderson Luís da Silva, mais conhecido por Luisão, faz parte da estrutura do futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica, presidida por Luís Filipe Vieira. 

A FICHA

Nome: Ânderson Luís da Silva
Idade: 37 anos
Data de Nascimento: 13/02/1981
Local de Nascimento: Amparo, São Paulo, Brasil
Altura: 1,93m
Peso: 87 kg
Posição: Defesa-Central
Internacionalizações: 47 jogos - 3 golos

TRAJETÓRIA

1998/1999: Juventus-SP
1999/2003: Cruzeiro
2003/2018: SL Benfica

PALMARÉS

1 Brasileirão
2 Taças do Brasil
6 Ligas NOS
3 Taças de Portugal
7 Taças da Liga
4 Supertaças de Portugal
2 Taças da Confederações
1 Copa América

EM AÇÃO
 

 




 
 

Comentários