O que é feito de... Mathieu Flamini

Londres e o Arsenal foram durante muitos anos o 'viveiro' de grandes jogadores de classe mundial como Thierry Henry, Dennis Bergkamp, Fredrik Ljungberg, Roberto Pirès ou Samir Nasri, por exemplo. Mas o Arsenal de Arsène Wenger tinha um jogador que era quase sempre fiável quando era chamado à ação: Mathieu Flamini. Médio-defensivo de enorme qualidade técnica, Flamini, além de Inglaterra, passou ainda por França, Itália e Espanha, conseguindo assim ter também a confiança dos seus treinadores por onde passou. Classe e qualidade é o que definia Mathieu Flamini dentro das quatro linhas.

INÍCIO NO SUL DE FRANÇA
Nascido no dia 7 de Março de 1984, em Marselha, Mathieu Flamini começou exatamente a sua carreira de futebolista no clube da sua cidade natal - o Olympique de Marselha -, quando integrou as camadas jovens do emblema marselhês em 2001-2002 e onde ficou até 2002-2003. Na época seguinte, em 2003-2004, então com 20 anos de idade, chega à primeira equipa do Olympique de Marselha pela mão do técnico Alain Perrin, entrando num balneário 'recheado' de jogadores conhecidos, como Manuel dos Santos (que viria a representar o Benfica na época seguinte), Delfim, Bruno Cheyrou, Didier Drogba, Mido ou Koke (outro que viria para Portugal em 2005-2006 para representar o Sporting). Na única época em que representou o Marselha, Flamini participou em 24 jogos, mas não venceu qualquer título pela equipa do Sul de França.

O 'SALTO' PARA A PREMIER LEAGUE
24 jogos foram suficientes para Arsène Wenger reparar na sua qualidade e, em 2004-2005, Mathieu Flamini deixou o Olympique de Marselha e ingressou em Inglaterra e na Premier League, para assinar pelo Arsenal, que tinha acabado de vencer o campeonato invicto e onde havia craques de 'classe mundial' como Henry, Pirès, Bergkamp, Ljungberg ou Vieira, por exemplo. Em quatro épocas no emblema londrino, Mathieu Flamini jogou em 153 jogos e marcou 5 golos, ajudando os Gunners a vencerem 1 FA Cup e 1 Community Shield.

MUDANÇA PARA ITÁLIA
Depois de quatro épocas em Londres a representar o Arsenal, Mathieu Flamini ruma até Milão, em Itália, onde assina pelo AC Milan em 2008-2009 e onde acaba por privar com grandes nomes como os de Dida, Paolo Maldini, Alessandro Nesta, Andrea Pirlo, David Beckham ou Andriy Shevchenko, tendo sido treinado também por Carlo Ancelotti. Nesta passagem pelo AC Milan, Flamini esteve cinco épocas no emblema milanês, onde jogou 122 jogos, marcou 8 golos e venceu 1 Serie A e 1 Taça de Itália.

REGRESSO A INGLATERRA
Terminada a sua passagem pelo futebol italiano, onde conquistou dois títulos, Mathieu Flamini regressa ao futebol inglês em 2013-2014 para assinar novamente pelo 'seu' Arsenal, onde reencontrou o técnico francês Arsène Wenger. No seu regresso ao Emirates Stadium, o internacional francês jogou 93 jogos e marcou novamente 5 golos, tendo ajudado o emblema londrino a vencer 2 FA Cup e 1 Community Shield.

Em 2016-2017, Flamini deixa o Arsenal e decide continuar em Inglaterra, mas assina pelo Crystal Palace, onde privou com outros grandes nomes como os de Julián Speroni, Steve Mandanda, Martin Kelly ou Wilfreid Zaha, por exemplo, tendo sido ainda treinado por dois míticos treinadores ingleses: Sam Allardyce e Alan Pardew. Na sua passagem pelo Crystal Palace, Flamini jogou 13 jogos, mas não conseguiu ter assim tanta influência no jogo dos Eagles.

FIM DE CARREIRA EM ESPANHA
Após terminar o vínculo contratual que o ligava ao Crystal Palace, Mathieu Flamini ruma a Espanha em 2017-2018, onde assina pelo Getafe e onde partilha o balneário com nomes muito conhecidos como os de Emiliano Martínez, Vicente Guaita, Mathias Olivera, Antunes, Jefferson Montero ou Loïc Rémy, por exemplo, tendo sido orientado por José Bordalás. Permaneceu duas épocas no emblema de Madrid, onde jogou apenas 21 jogos. No final da época de 2018-2019, Mathieu Flamini decide colocar um ponto final na sua carreira de futebolista profissional.

POUCO RELEVANTE NA SELEÇÃO FRANCESA
Ao serviço da Seleção de França, Mathieu Flamini registou apenas 3 internacionalizações, sem marcar qualquer golo, tendo jogado apenas 2 jogos de preparação 1 um jogo de qualificação para um Campeonato do Mundo. Contudo, pelas camadas jovens francesas, Flamini marcou presença no Campeonato da Europa de Sub-21 de 2006 e no Torneio de Toulon de 2004.

Atualmente, com 39 anos de idade, Mathieu Flamini é bilionário, com uma fortuna avaliada em 10 biliões de libras, e co-fundador da GF Biochemicals, uma empresa capaz de produzir em massa ácido levulínico - uma molécula feita a partir de resíduos vegetais que pode ser usada como substituto da gasolina.  

A FICHA

Nome: Mathieu Flamini
Idade: 39 anos
Data de Nascimento: 7/03/1984
Local de Nascimento: Marselha, França
Altura: 1,77m
Peso: 69 kg
Posição: Médio-Defensivo/Centro 
Internacionalizações: 3 jogos

TRAJETÓRIA

2001-2004: Olympique de Marselha
2004-2008: Arsenal FC
2008-2013: AC Milan
2013-2016: Arsenal FC
2016-2017: Crystal Palace
2017-2019: Getafe

PALMARÉS

3 FA Cup
3 Community Shield
1 Serie A
1 Taça de Itália

EM AÇÃO

Comentários