Vai dar que falar... Mateo Tanlongo

O campeonato está parado devido ao Campeonato do Mundo de 2022, que se realiza no Qatar, mas o Sporting Clube de Portugal já olha para o mercado de transferências do mês de Janeiro e poderá estar prestes a ter o primeiro reforço para a zona do meio-campo do emblema de Alvalade. Mateo Tanlongo é o 'peixe' que os 'leões' vão pescar ao futebol argentino, onde joga no Rosario Central. Produto das camadas jovens do Rosario Central, clube que deu ao futebol jogadores como Ángel Di María ou Franco Cervi e que tem em Facundo Buonanotte mais uma das jovens promessas, Mateo Tanlongo, de 19 anos de idade, fez a sua estreia em 2020, mas em 2022-2023 tem pautado a sua presença no Rosario Central pela regularidade com que joga - esta época já jogou 29 jogos, totalizando 1434 minutos pelos canallas. Mas falemos de Mateo Tanlongo e aquilo que ele dá ao jogo do Rosario Central e o que passará a dar ao meio-campo do Sporting, assim que for jogadores dos 'leões'.

Médio-defensivo de origem, Mateo Tanlongo pode também atuar como médio-centro e em momento defensivo este jovem jogador argentino é recorrente ver Mateo Tanlongo a ver que espaço procura ocupar no campo quando não tem bola. E esse posicionamento permite-lhe bloquear as linhas de passe do adversário e fica logo preparado para recuperar bolas em ações de antecipação. Não sendo um jogador muito veloz, a inteligência tática do jovem talento do Rosario Central e o facto de estar sempre em movimento fez com que Tanlongo cubra um raio de ação mais alargado. Os duelos defensivos e o desarme são duas caraterísticas em que Tanlongo já é muito competente, mas ainda existe margem para evoluir.

Já em momento ofensivo, Mateo Tanlongo é muito ativo na procura da bola e assim que passa a um colega, procura logo iniciar um movimento para dar uma nova linha de passe. O jovem internacional argentino participa imenso na 1ª fase de construção do jogo da sua equipa, baixando para o meio dos defesas-centrais para oferecer uma tentativa de dar uma saída limpa e apoiada para o ataque. Além disso, Tanlongo é um jogador que também se sente mais confortável em receber a bola de frente para o jogo. Ou seja, por essa razão, funciona como opção mais segura para a sua equipa manter a posse de bola.

Posto isto, Mateo Tanlongo será, na teoria, uma mais-valia a médio/longo prazo para o meio-campo do Sporting, que no Verão perdeu Matheus Nunes e João Palhinha para o futebol inglês. E pode jogar como médio-defensivo ou médio-centro, este jovem talento argentino será sempre uma boa alternativa quer a Manu Ugarte, quer a Hidemasa Morita. A confirmar-se a sua vinda para Alvalade, a equipa de Rúben Amorim adquire um jovem talento com muita margem de progressão, tal como já havia feito com o grego Sotiris Alexandropoulos no passado mercado de transferências.

A FICHA

Nome: Mateo Tanlongo
Idade: 19 anos
Data de Nascimento: 12/08/2003
Local de Nascimento: Funes, Santa Fé, Argentina
Altura: 1,83m
Peso: 63 kg
Posição: Médio-Defensivo/Centro
Clube: Rosario Central
Valor de Mercado: 1.500.000€

EM AÇÃO

Comentários