Estados Unidos da América empatam sem golos frente à Inglaterra; Tyler Ádams foi o maior destaque na equipa de Gregg Berhalter; Ingleses não tiveram criatividade para quebrar a barreira defensiva dos americanos

Jogo muito interessante, aquele que se viu no Al Bayt Stadium, onde os Estados Unidos da América mostraram capacidade para criar problemas à sua congénere inglesa em jogo ofensivo, nomeadamente pelos pés de Timothy Weah, Haji Wright, Christian Pulisic ou Weston McKennie. Por exemplo, Pulisic conseguiu mandar uma bola à barra de Pickford na primeira parte do encontro. Contudo, o grande destaque nos soccer foi mesmo Tyler Ádams: o médio-defensivo do Leeds United, que já também já passou por NY Red Bulls e RB Leipzig, foi um autêntico 'polvo' no meio-campo da equipa comandada pelo antigo internacional norte-americano Gregg Berhalter, estando mesmo em todo o lado e intercetando praticamente todas as bolas dos ingleses. Por outro lado, a Seleção de Inglaterra, como já vem sendo habitual com Gareth Southgate, apresentou mais uma vez um jogo com pouca criatividade no ataque, onde jogadores como Harry Kane, Bukayo Saka, Raheem Sterling ou Jude Bellingham, por exemplo, não conseguiram fazer a diferença para a seleção dos três leões. 

Esta noite, no Al Bayt Stadium, a Seleção dos Estados Unidos da América defrontou a sua congénere de Inglaterra e conseguiu um empate, embora sem golos, que mantém a esperança viva para o apuramento para os oitavos-de-final, caso consiga vencer a Seleção do Irão na última jornada do Grupo B do Campeonato do Mundo de 2022.

Numa primeira parte onde os Estados Unidos da América até se conseguiram superiorizar à Seleção de Inglaterra, foi a mesma seleção de Gareth Southgate a primeira ameaça logo aos 10 minutos, por Harry Kane, quando o avançado do Tottenham, na primeira oportunidade, viu Zimmerman impediro o golo no sítio certo. Contudo, aos 17 minutos, criaram a primeira situação de perigo, por Haji Wright, quando o jogador do Antalyaspor se antecipou a Maguire, mas acabou por cabecear com grandes problemas ao lado da baliza da Jordan Pickford. Mas aos 26 minutos, Weston McKennie, numa jogada bem contruída pela equipa de Gregg Berhalter, aparece em excelente posição para marcar, porém atirou muito por cima da baliza de Pickford. E aos 33 minutos, logo após a oportunidade desperdiçada por McKennie, foi a vez Christian Pulisic acertar na barra da baliza inglesa, após um remate fortíssimo de pé esquerdo. Já perto do intervalo, a seleção inglesa fica muito perto de marcar por Mason Mount, aos 45+1 minutos: o médio do Chelsea recebe a bola de Sterling, remata mas Matt Turner faz uma boa defesa. 
Ao intervalo, ingleses e americanos saíam para os balneários empatados e sem qualquer golo marcado na primeira parte.

Já na segunda parte, os Estados Unidos da América voltam a criar perigo junto da baliza de Pickford, aos 49 minutos, novamente por intermédio de Weston McKennie: na sequência de um ataque rápido da equipa norte-americana, o médio da Juventus arriscou o remate, mas falhou novamente quando podia ter tomado outra decisão. E aos 58 minutos, nova oportunidade para a equipa de Berhalter, desta vez por Pulisic: o avançado do Chelsea dribla dois jogadores ingleses, mas acaba por rematar contra o médio-defensivo Declan Rice, originando pontapé de canto para os americanos. Na sequência desse canto, batido por Pulisic para o segundo poste, Zimmerman apareceu para encostar para a baliza de Pickford, mas Maguire evitou o golo dos soccers. Já muito perto do final do jogo, aos 90+3 minutos, aparece a única ocasião de verdadeiro perigo para a Seleção de Inglaterra em toda a segunda parte, através de Harry Kane: na cobrança de um livre indireto de Luke Shaw, devido a uma falta de Musa sobre Jack Grealish, o ponta-de-lança do Tottenham cabeceia forte mas ao lado da baliza de Matt Turner.

Até ao apito final do árbitro venezuelano Jesús Valenzuela, ainda houve um livre a favor dos Estados Unidos da América, por falta de Harry Maguire sobre Giovanni Reyna, mas Gregg Berhalter acabou por pedir mais contenção aos seus jogadores na marcação do livre. No seguimento do livre, o árbitro apitou para o final do jogo e a seleção norte-americana vai para o jogo com o Irão, na última jornada do Grupo B, com muito boas hipóteses de passar aos oitavos-de-final do Mundial do Qatar.

Resultado Final - Inglaterra 0-0 Estados Unidos da América

XI inicial da Seleção de Inglaterra - Jordan Pickford, Kieran Trippier, John Stones, Harry Maguire, Luke Shaw, Declan Rice, Jude Bellingham, Bukayo Saka, Mason Mount, Raheem Sterling, Harry Kane - Treinador: Gareth Southgate

XI inicial dos Estados Unidos da América - Matt Turner, Sergiño Dest, Walker Zimmerman, Tim Ream, Antonee Robinson, Tyler Ádams, Yunus Musah, Weston McKennie, Timothy Weah, Haji Wright, Christian Pulisic - Treinador: Gregg Berhalter

Comentários