FC Porto consegue a 1ª vitória na 'Champions' com Zaidu a ser novamente o 'herói improvável'; Diogo Costa esteve gigante entre os postes; Taremi fez as assistências para os dois golos; Internacional iraniano ainda marcou na 1ª parte, mas VAR anulou o golo e deu penalty para o Leverkusen; Patrik Schick permitiu defesa de Diogo Costa no penalty; Frimpong expulso com dupla cartão amarelo e respetivo vermelho

E à terceira foi de vez. Depois das derrotas com Atlético de Madrid e Club Brugge, o FC Porto conseguiu levar de vencido o Bayer Leverkusen e somou assim os primeiros três pontos na Liga dos Campeões em 2022-2023.
Sérgio Conceição voltou a apresentar um XI semelhante ao do jogo com o SC Braga, mas com João Mário a lateral-direito em vez de Rodrigo Conceição.
Individualmente, os dois grandes destaques vão claramente para estes três nomes: Diogo Costa, Zaidu e Mehdi Taremi. O guarda-redes português esteve gigante entre os postes da baliza portista, defendendo tudo e mais alguma coisa, incluindo mesmo o penalty que Patrik Schick tentou converter na primeira parte. Mantendo esta forma estupenda nos próximos jogos e a titularidade na Seleção Nacional continuará a ser sua no Campeonato do Mundo; já o lateral-esquerdo nigeriano, depois do golo na época passada frente ao Benfica na Luz e que deu o título de campeão nacional aos dragões, voltou novamente a ser o herói improvável mas, desta vez, a marcar o primeiro golo na vitória sobre o Bayer Leverkusen; por fim, Mehdi Taremi, mais uma vez, fez uma exibição fantástica, sendo que esteve ligado aos dois golos portistas com duas assistências e ainda marcou na 1ª parte, mas o golo foi anulado pelo VAR para validar um penalty para os alemães.
Quanto ao Bayer Leverkusen, os comandados de Gerardo Seoane foram inferiores ao FC Porto durante os 90 minutos, viram todas as suas oportunidades serem negadas por Diogo Costa e Frimpong o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho depois de uma entrada imprudente sobre Galeno.

Esta noite, no Estádio do Dragão, o Futebol Clube do Porto recebeu e venceu o Bayer Leverkusen por 2-0 e conseguiu assim a primeira vitória na UEFA Champions League, afastando a crise desportiva que o clube azul e branco vinha vivendo nos últimos tempos.

Depois de uma primeira parte sem golos, o FC Porto chegou ao primeiro aos 69 minutos, por intermédio de Zaidu: depois de um cruzamento a régua e esquadro de Mehdi Taremi, Zaidu salta mais alto que o defesa do Bayer Leverkusen e cabeceia para o fundo das redes de Lukas Hradecký, fazendo assim o 1-0 para a equipa de Sérgio Conceição. E aos 86 minutos, Galeno sentencia o jogo para o emblema da Cidade Invicta: após mais um grande passe de Mehdi Taremi, o ex-SC Braga aparece isolado na cara de Hradecký, remata, a bola ainda bate na perna do guarda-redes finlandês e entra na baliza do Bayer Leverkusen, colocando o resultado final em 2-0 a favor do FC Porto.

Até ao apito final do árbitro inglês Anthony Taylor, o marcador não sofreu mais mudanças e o FC Porto levou assim de vencido o conjunto alemão de Gerardo Seoane. Na próxima jornada, as duas equipas defrontar-se-ão no BayArena, em Leverkusen.

Resultado Final - FC Porto 2-0 Bayer Leverkusen - Zaidu 69' e Galeno 86'

XI inicial do FC Porto - Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Wendell, Matheus Uribe, Bruno Costa, Stephen Eustáquio, Pepê, Mehdi Taremi, Evanilson - Treinador: Sérgio Conceição

XI inicial do Bayer Leverkusen - Lukas Hradecký, Jeremie Frimpong, Jonathan Tah, Edmond Tapsoba, Piero Hincapié, Robert Andrich, Charles Aránguiz, Moussa Diaby, Adam Hlozek, Hudson-Odoi, Patrik Schick - Treinador: Gerardo Seoane

Comentários