O que é feito de... Christian Supusepa

Foi colega de Luis Suárez no Ajax de Amesterdão e defrontou Robin van Persie em jogos de treino entre o Sub-21 holandeses e a Seleção A da Holanda. E foi um dos laterais-esquerdos mais promissores da Geração de 89. Mas o grande número de lesões (aos 25 anos de idade já tinha sido operado seis vezes aos joelhos) que sofreu durante a sua carreira de futebolista 'ajudou' a colocar um ponto final na sua carreira modesta no desporto-rei, onde ainda passou pela Bulgária. O seu nome, para quem não saiba, é Christian Supusepa.

INÍCIO EM AMESTERDÃO E EMPRÉSTIMO PARA HAIA
Nascido no dia 2 de Abril de 1989, em Wormerveer, na Holanda, Christian Supusepa nasceu para o futebol no maior clube do futebol holandês - o Ajax de Amesterdão -, onde fez toda a formação futebolística e depressa chegaria à equipa B do emblema da capital holandesa (jogou lá com Kerlon, o autor do Drible da Foca, e Florian Jozefzoon, que viria a passar pelo PSV Eindhoven anos mais tarde) e onde mostraria que poderia chegar longe no futebol com o seu potencial. Contudo em 2010, o pesadelo das lesões 'apanhou' Supusepa e não mais o largou, tendo passado várias vezes pelas salas de operações.

Acabaria por ser emprestado ao ADO Den Haag (clube da cidade de Haia, a capital administrativa da Holanda) em 2010-2011 e por lá ficou até 2014, onde continuava a jogar com muita frequência na Eredivisie, mas já sem aquela aura de jovem talento de épocas anteriores com a camisola do todo-poderoso Ajax de Amesterdão. Nas quatro épocas em que esteve em Haia, Supusepa disputou um total de 69 jogos.

A PRIMEIRA E ÚNICA EXPERIÊNCIA FORA DA HOLANDA
Terminada a época no Den Haag, Christian Supusepa decidiu sair da Holanda, com o objetivo de dar um novo rumo à sua carreira, e em 2014-2015 rumou até ao futebol búlgaro para assinar contrato com o CSKA de Sófia, onde foi treinado por duas velhas glórias do futebol da Bulgária: Stoycho Mladenov, que ficou na história do CF Os Belenenses e do Vitória FC, e Lubo Penev, antigo jogador de CSKA de Sófia, Valência e Atlético de Madrid. Mas nesta tentativa, fora da Europa, de dar um novo rumo à sua carreira, as lesões voltaram a atacá-lo em força: Christian Supusepa fez apenas 9 jogos pelo clube búlgaro, voltou para a Holanda e deixou o futebol profissional.

RETA FINAL DA CARREIRA EM CLUBES MODESTOS
Regressado ao seu país depois do fracasso que foi a sua passagem pelo futebol búlgaro, Christian Supusepa ainda passou pelo Sparta de Roterdão e em vários clubes pequenos do futebol holandês (SV Spakenburg, Fortuna Wormerveer, HVV Hollandia, RKVV Saenden), mas chegou à conclusão que os seus dias de jogador de futebol já tinham terminado. Colocou um ponto final na sua carreira no desporto-rei na época passada.

Atualmente, com 33 anos de idade, Christian Supusepa deu um rumo totalmente diferente à sua vida e longe do futebol: o antigo jogador do Ajax e internacional jovem pela seleção holandesa é montador de painéis solares, muito por influência do seu sogro, já que os seus dias tinham muitas horas mortas, como referiu em entrevista ao zerozero.pt: «O meu sogro quis instalar painéis solares, vi o trabalho daqueles homens e achei que seria algo que eu poderia facilmente fazer».

A FICHA

Nome: Christian Supusepa
Idade: 33 anos
Data de Nascimento: 2/04/1989
Local de Nascimento: Wormerveer, Holanda
Altura: 1,83m
Peso: 74 kg
Posição: Lateral-Esquerdo/Defesa-Central
Internacionalizações: Não tem

TRAJETÓRIA

2007-2010: Ajax
2010-2014: ADO Den Haag
2014-2015: CSKA de Sófia
2015-2016: Sparta de Roterdão
2016-2018: SV Spakenburg
2018-2019: Fortuna Wormerveer
2019-2020: HVV Hollandia
2020-2022: RKVV Saenden

PALMARÉS

Não tem

EM AÇÃO

Comentários