Sporting junta-se ao Benfica na final da Taça da Liga; Autogolo de Villanueva e penalty de Sarabia permitiram a reviravolta; Lincoln marcou para o Santa Clara; Açorianos não assustaram na 2ª parte; Rui Costa foi expulso após braço na bola visto pelo VAR

Está encontrado o segundo finalista desta edição da Taça da Liga: o Sporting Clube de Portugal.
Rúben Amorim para este jogo lançou logo de início Luís Neto no trio defensivo, juntamente com Gonçalo Inácio e Matheus Reis, Ugarte a fazer parelha com João Palhinha no meio-campo e Bruno Tabata junto com Pedro Gonçalves e Pablo Sarabia na frente de ataque. E neste jogo, o Sporting foi superior quase sempre ao Santa Clara, mesmo tendo estado novamente em desvantagem no marcador.
Individualmente, Matheus Reis foi, mais uma vez, figura de destaque na defesa leonina, ele que tem tido uma evolução muito boa esta época, e Ugarte encheu o meio-campo, conseguindo quase sempre travar alguns ataques do Santa Clara e levar algumas bolas para a frente. No ataque, o trio Pote-Tabata-Sarabia esteve sempre em constante movimentação e o espanhol, mesmo estando uns furos abaixo do que já mostrou, foi espalhando o seu perfume futebolístico.
Do lado do Santa Clara, Lincoln foi sempre o mais perigoso em campo e aquele jogador que levava a bola para zonas mais ofensivas, enquanto Villanueva esteve desastrado na defesa (culminando com um autogolo) e Rui Costa foi imprudente quando levou o braço à bola, o que lhe custou uma expulsão no segundo tempo. Mesmo assim, na segunda parte, o emblema açoriano, já depois da expulsão, acabou por não assustar muito os comandados de Rúben Amorim, que reeditarão a final da Taça da Liga de 2008-2009 diante do Benfica.

Esta noite, no Estádio Municipal de Leiria, o Sporting Clube de Portugal bateu o Santa Clara por 2-1 a marca assim presença na final da Taça da Liga, marca para o próximo sábado, diante do arquirrival Sport Lisboa e Benfica.

Numa primeira parte muito mal jogada por ambos os clubes, mas com alguma superioridade dos leões sobre os açorianos, foi mesmo o Santa Clara a primeira equipa a inaugurar o marcador, aos 32 minutos, por intermédio do brasileiro Lincoln: na sequência de um livre direto, com uma barreira de apenas dois homens, o jogador brasileiro rematou rasteiro, junto ao poste e com Adán ainda a tocar-lhe, colocando assim o resultado em 0-1 para o emblema da Região Autónoma dos Açores.
Contudo, já muito perto do intervalo, aos 40 minutos, um autogolo de Mikel Villanueva restabeleceu o empate para os comandados de Rúben Amorim: Bruno Tabata abre o jogo para Nuno Santos, extremo português cruza para a área do Santa Clara, mas o defesa-central venezuelano coloca a bola dentro da própria baliza, fazendo assim o 1-1 para os leões. Ao intervalo, ambas as equipas saíam empatadas para os balneários.

Após o início do segundo tempo, altura em que o Sporting já dominava o Santa Clara, o emblema de Alvalade chegou ao golo vitorioso aos 65 minutos, através de uma grande penalidade de Pablo Sarabia: na conversão do castigo máximo, a penalizar braço na bola de Rui Costa, com respetivo vermelho e analisado pelo VAR, o internacional espanhol atirou para o fundo das redes de Ricardo Fernandes, colocando o resultado final em 2-1 a favor do Sporting Clube de Portugal. Até ao final do jogo, o resultado não sofreu mais alterações e o Sporting mantém-se na Taça da Liga.

Resultado Final - Sporting CP 2-1 Santa Clara - Mikel Villanueva (autogolo) 40' e Pablo Sarabia (grande penalidade) 65'; Lincoln 32'

XI inicial do Sporting CP - Antonio Adán, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Manuel Ugarte, Nuno Santos, Pote, Pablo Sarabia, Bruno Tabata - Treinador: Rúben Amorim

XI inicial do Santa Clara - Ricardo Fernandes, Pierre Sagna, Mikel Villanueva, Kennedy Boateng, Mansur, Anderson Carvalho, Júlio Romão, Cryzan, Lincoln, Ricardinho, Rui Costa - Treinador: Mário Silva

Comentários