Scouting: Rúben Lameiras (Famalicão)

Rúben Lameiras: «No Tottenham limpei as chuteiras ao Modric ...
Scouting é uma rúbrica do blogue desportivo Passe a Rasgar, onde serão dados a conhecer jogadores que actuam nos grandes campeonatos europeus ou em campeonatos mais periféricos, independentemente da sua idade e equipas que representam.

Esta época tem sido um verdadeiro 'conto de fadas' para o Famalicão, que regressou ao escalão principal do futebol português 27 anos depois da última presença. E neste regresso do 'Fama' à 1ª Liga Portuguesa, Miguel Ribeiro, presidente da SAD do emblema famalicense, apostou em João Pedro Sousa, ex-treinador adjunto de Marco Silva, para liderar uma equipa composta por vários jovens talentos (Nehuén Pérez, Gustavo Assunção, Rúben Lameiras, Toni Martínez ou Schiappacasse) e por vários jogadores mais experimentados (Rafael Defendi, Vaná, Roderick Miranda ou Ivo Pinto). E neste artigo vamos falar sobre Rúben Lameiras, um dos jogadores que evoluiu sob a orientação de João Pedro Sousa. Produto da formação do Tottenham Hotspur, para onde entrou 2010-2011 e onde ficou até 2014-2015, Rúben Lameiras passou pelos suecos do Atvidabergs FF, por empréstimo dos Spurs, tendo regressado a Inglaterra para representar o Coventry City e o Plymouth Argyle. Até surgir o Famalicão interessado em contratá-lo no regresso à 1ª Liga. 

Médio esquerdino com grande criatividade, Rúben Lameiras é um jogador que apresenta uma boa capacidade de aceleração, tem uma boa técnica e é um extremo vertical e muito forte em situações de um para um. Além disso, aos 24 anos de idade, Lameiras já atingiu um nível de maturidade futebolística que já lhe permite 'dar o salto' para um patamar superior ao do Famalicão, clube que representa na presente época. Avaliado em 1,25 milhões de euros, Rúben Lameiras, sendo ainda um jogador muito acessível, poderia ser uma boa opção para qualquer um dos três grandes ou, então, até para o SC Braga, numa altura em que vai perder Francisco Trincão para o Barcelona, no final da época, a troco de 30 milhões de euros. Com um treinador que o saiba potenciar ainda melhor, Lameiras pode ser um caso ainda mais sério no futebol português, seja em que clube for. E, além disso, a Selecção Nacional ganhará aqui mais uma opção de qualidade para os flancos da equipa. Quem sabe se Fernando Santos não o convoca para o Europeu de 2020? Seria um prémio mais do que justo para o actual jogador do Famalicão e que faria disparar o seu valor de mercado.

Comentários