O que é feito de... George Weah

Resultado de imagem para george weah liberia
1995. George Weah fazia história no futebol ao ser primeiro jogador africano a vencer a Bola de Ouro, prémio individual entregue pela prestigiante revista France Football que consagra o Melhor Jogador do Mundo, deixando para trás, no pódio, Paolo Maldini (2º) e Jürgen Klinsmann (3º). Internacional pela Libéria, onde era a estrela-maior da sua selecção, Weah foi um dos grandes avançados africanos que passaram pelo futebol europeu, em geral, e pelo italiano, em particular, onde representou o AC Milan.

DA LIBÉRIA PARA O MUNDO
Nascido no dia 1 de Outubro de 1966, em Monróvia, capital da Libéria, George Weah cresceu em Clara Town, um dos bairros de lata mais problemáticos e mal afamados dos subúrbios da principal cidade desse país africano. Sendo os seus pais operários muito pobres, não podiam imaginar o futuro brilhante que o seu filho iria ter no mundo do futebol. Criado pela sua avó, Weah estudou enquanto iniciou a sua carreira num pequeno clube de futebol local de seu nome Young Survivors, tendo depois continuado a actuar em vários clubes locais da Libéria - Mighty Barrolle e Invicible Eleven. Depois de ser campeão pelo Invicible Eleven, o jovem Weah 'dá o salto' para fora da Libéria e ruma primeiro à Costa do Marfim (Africa Sports) e depois para os Camarões (Tonnerre Yaoundé), onde continuou a brilhar antes de chegar ao Velho Continente.

NO MÓNACO PELA MÃO DE WENGER
Após dar nas vistas no continente africana, nos campos da Libéria, Costa do Marfim e dos Camarões, George Weah tem a sua primeira experiência europeia no AS Mónaco, pela mão de Arsène Wenger (treinador que mais tarde descobriria Thierry Henry, por exemplo) que não perdeu tempo em trazê-lo para o Stade Louis II para ser potenciado. Nos quatro anos em que defendeu as cores e o emblema do AS Mónaco, Weah venceu apenas uma Taça de França em 1990/1991, tendo jogado cerca de 149 jogos e apontado 66 golos. Nessa equipa monegasca, o internacional liberiano partilhou o balneário com vários craques, entre eles o português Rui Barros, Lilian Thuram, Djorkaeff ou Emmanuel Petit, por exemplo.

ÍCONE EM MILÃO E PARIS
Após quatro anos de sucesso no Principado do Mónaco, George Weah muda-se para a capital francesa, em 1992/1993, onde assina pelo Paris Saint-Germain, do técnico português Artur Jorge, e onde conquista 1 Ligue 1 e 2 Taças de França, tornando-se assim num avançado de grande referência em todo o futebol europeu. Weah começa a ser um nome mais falado em toda a Europa.
Ao fim de se dar a conhecer no futebol francês, Silvio Berlusconi, na altura dono do AC Milan, andava à procura de um sucessor para Marco van Basten e não hesita em ir buscar o internacional liberiano para o colosso rossoneri. E foi ao serviço do AC Milan que George Weah conseguiu fazer história: em 1995 venceu a Bola de Ouro e tornou-se no primeiro jogador negro a vencer esse prestigiante prémio da France Football. Ainda assim, em cinco anos, no emblema de San Siro, Weah conquistou dois campeonatos italianos e tornou-se na grande estrela de todo um futebol africano.

QUEIMAR OS ÚLTIMOS CARTUCHOS EM INGLATERRA, FRANÇA E EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
Depois de ser a grande figura, primeiro, de um Paris Saint-Germain e depois de um AC Milan, em grande forma, Weah começou a entrar no declínio da sua carreira em 1999/2000. Nessa época, o internacional liberiano deixara o AC Milan e rumara até Londres, onde assinou pelo Chelsea. Porém, Weah acabou por não ser feliz nos Blues e rumou ao Manchester City, onde também não encontrou a alegria de jogar futebol. Após a passagem fraca por Inglaterra, Weah regressou a França, num último ano, para representar o Olympique de Marselha, onde se cruzou com um jovem William Gallas, e 'pendurou as chuteiras' nos Emirados Árabes Unidos ao serviço do Al Jazira.

GRANDE ESTRELA NA LIBÉRIA
Ao serviço da Selecção da Libéria, George Weah registou 61 internacionalizações e 22 golos marcados, tornando-se assim numa grande estrela do futebol daquele país africano. Mas, tal como acontecera com outros jogadores, como, por exemplo, Ryan Giggs, Éric Cantona, George Best ou Alfredo Di Stéfano, Weah teve o infortúnio de nunca ter conseguido mostrar toda a sua qualidade futebolística num Campeonato do Mundo. Na ausência de Mundiais, Weah participou com a 'sua' Libéria em duas Taças das Nações Africanas: 1996 (África do Sul) e 2002 (Mali).

Actualmente, com 53 anos de idade, George Weah é o Presidente da Libéria, desde que foi eleito no dia 22 de Janeiro de 2018 para o cargo.

A FICHA

Nome: George Tawlon Manneh Oppong Ousman Weah
Idade: 53 anos
Data de Nascimento: 1/10/1966
Local de Nascimento: Monróvia, Libéria
Altura: 1,85m
Peso: 81 kg
Posição: Ponta-de-Lança
Internacionalizações: 61 jogos - 22 golos

TRAJECTÓRIA

1986: Mighty Barrolle
1986: Invicible Eleven
1986/1987: Africa Sports
1988: Tonnerre Yaoundé
1988/1992: AS Mónaco
1992/1995: Paris Saint-Germain
1995/1999: AC Milan
1999/2000: Chelsea
1999/2000: Manchester City
2000/2001: Olympique de Marselha
2001/2003: Al Jazira

PALMARÉS

1 Ligue 1
3 Taças de França
1 Taça da Liga Francesa
2 Serie A
2 FA Cup

RECORDEM O ANTIGO AVANÇADO DO AC MILAN

Comentários