O 'senhor 85 milhões de euros' que já é apontado à conquista da Bola de Ouro

Resultado de imagem para virgil van dijk liverpool champions league 2019
«Está sempre toda a gente obcecada com quem marca os golos ou quem contribui para eles, mas chegou o momento de se dar a Bola de Ouro a um defesa». Estas palavras de Ronald Koeman, seleccionador da Laranja Mecânica, que vai estar na primeira final da Liga das Nações, são a mais pura das verdades quando nos referimos ao próximo vencedor da Bola de Ouro, prémio que consagra o Melhor Jogador do Mundo. E se Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, noutros tempos dominadores absolutos do prémio individual, caíram precocemente na fase a eliminar da UEFA Champions League, o vencedor pode muito bem ser Virgil van Dijk, o 'senhor 85 milhões de euros' que trocou Southampton por Liverpool e o St. Mary's Stadium por Anfield Road e que foi um dos esteios defensivos do conjunto de Jürgen Klopp para vencer a maior prova europeia de clubes, depois da derrota na época passada com o Real Madrid (caso ganhe a Bola de Ouro, Van Dijk junta-se a Matthias Sammer e Fabio Cannavaro como os defesas-centrais que venceram o prestigiante prémio individual). Mas nem tudo na vida do agora internacional holandês foram rosas.   
Resultado de imagem para van dijk groningen
A sua mãe mudara-se do Suriname, antiga colónia holandesa, para o Breda, onde Van Dijk viria a nascer em Julho de 1991 e onde conheceria o seu pai. Aos sete anos de idade, o jovem Virgil van Dijk teve a oportunidade de jogar no WDS'19 mas o jovem futebolista holandês arranjaria um pequeno trabalho em regime de part-time, como lavador de pratos no restaurante Oncle Jean, e onde ganhava um pequeno rendimento com que pagava a gasolina para fazer, durante seis vezes por semana, 60 quilómetros de casa para o estádio do Willem II, em Tuilburgo, para onde se mudara. Mas na vida do jovem Van Dijk tudo mudou: o seu pai abandonou-o, assim do nada, juntamente com a sua mãe e os seus irmãos. Ainda assim, o azar voltou a 'bater-lhe à porta' quando fazia parte já dos quadros do Groningen: Van Dijk queixou-se à sua mãe com uma dor no abdómen, tendo sido logo deitado numa cama e vendo-se tubo pendurados e o seu corpo rebentado.      
Resultado de imagem para van dijk liverpool 2019
Veio-se a saber que aquelas dores que haviam atirado, Van Dijk para uma cama de hospital eram causadas por uma apendicite, uma peritonite e uma pielonefrite e que quase o deixaram à beira da morte. Mas, felizmente, devido à sua elevada compleição física sobreviveu, admitindo os médicos que senão fosse isso, provavelmente, não teria sobrevivido. 
Já desportivamente falando, o internacional holandês deu o salto Groningen para o Celtic e do Celtic foi para Southampton, onde foi sempre uma opção para o eixo defensivo dos Saints orientados, nem mais, nem menos, por Ronald Koeman, o homem que voltou agora a orientá-lo na Selecção da Holanda. As suas boas prestações no Southampton valeram-lhe uma transferência histórica de 85 milhões de euros para o Liverpool, de Jürgen Klopp, sendo esse valor o montante mais elevado pago por um defesa-central. E o resto da história já se sabe que terminou com um verdadeiro 'conto de fadas': Van Dijk, depois de perder aquela Champions para o Real Madrid, finalmente ergueu a 'Orelhuda' ao serviço do emblema dos Reds. E tem tudo para ficar ainda mais na história do desporto-rei como um dos melhores defesas-centrais do Mundo, juntando a Bola de Ouro à Liga dos Campeões.

Comentários